AVC provoca 12 mil mortes no Paraná
A Desde 2008, 11.871 pessoas morreram em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), no Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Somente em 2010, até agosto, 2.861 paranaenses perderam a vida vítimas do popular derrame.
Em Maringá, até agosto deste ano, 85 pessoas faleceram por causa do AVC. Se a média de mais de dez óbitos causados pela doença por mês persistir até o fim de 2010, o município deve registrar em torno de 127 mortes - dado que supera os números do ano de 2009, quando 103 pessoas morreram. Desde 2008, houve 318 mortes por AVC em Maringá.
Na maioria dos casos, o AVC é provocado pelo entupimento de uma artéria cerebral por um coágulo, impedindo o sangue de chegar a outras áreas do cérebro. Segundo dados da Rede Brasil AVC, a cada seis segundos, alguém em algum lugar do mundo, independe da idade ou sexo, morre por causa do derrame.
O AVC é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos sessenta anos, e a quinta causa principal na faixa dos 15 aos 59 anos.
A cada ano, são registradas cerca de seis milhões de mortes de acidente vascular cerebral, no mundo. No Brasil, o AVC é a primeira causa de morte e incapacidade. São quase 100 mil mortes por ano. Estimativa da Organização Mundial de AVC aponta que uma em cada seis pessoas no mundo terá um acidente vascular cerebral na vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário