Regional ZONA NORTE
Medicação vencida em posto de SAÚDE
A dona de casa Juvaneide Cordeiro mostra insulino com validade de julho de 2010. Assim como ela, outros pacientes podem estar com medicamento do mesmo lote
Medicamentos distribuídos gratuitamente devem ter validade checada para evitar problemas
Sobral. Familiares de uma paciente que sofre de diabetes denunciam que recebeu do Centro de Saúde da Família Maria Adeodato (CFS), bairro Alto da Expectativa, neste Município, a medicação Novolin R100UI/ml com o prazo de validade vencida.
A dona de casa Juvaneide Cordeiro, mãe da paciente, diz que recebeu a medicação na farmácia do CFS, no último dia 15, mas que somente quando chegou em casa é que checou o prazo de validade. "Eu pretendia devolver o medicamento ao posto, mas se recusaram a recebê-lo", disse Juvaneide .
Segundo o coordenador da Assistência Farmacêutica do Município, Francisco Régis Araújo, a Secretaria da Saúde já está fazendo um levamento para saber se o medicamento Novolin R100UI/ml - insulina humana regular - que se encontra com a paciente, com data de validade de julho de 2010, pertence há um dos lotes que foi adquirido pelo Município. "Já estamos fazendo um levantamento de toda a medicação adquirida pelo Município nos últimos três anos, bem como solicitamos ao Estado o relatório referente à distribuição desse medicamento na região", disse Francisco Régis.
Estoque regular
Juvaneide Cordeiro adiantou que sua filha está em tratamento há mais de sete anos e que sempre recebe no CFS o medicamento para o tratamento. "Vou uma vez por mês ao Centro de Saúde, onde recebo até duas caixas. Não tenho o hábito de olhar a validade, mas nesse dia me chamou a atenção", contou a dona de casa. Além da filha dela, segundo a Secretaria de Saúde, outras seis pessoas, também no bairro, recebem o mesmo medicamento.
A coordenadora do Centro, Clarissa Cavalcante, não quis comentar sobre a denúncia. Ela disse apenas que não estava autorizada pela Coordenadoria de Saúde para se pronunciar. Na geladeira da farmácia do CFS outras caixas do mesmo medicamento, mas com prazo de uso ainda válido, estão para ser distribuídas.
A medicação para diabetes mellitus e para hipertensão arterial também estão sendo distribuídos gratuitamente pela Farmácia Popular. Os medicamentos são dispensados gratuitamente, entretanto, a distribuição é realizada mediante a apresentação pelo paciente, de documento no qual conste o número de CPF, e sua fotografia. Se o comprador não for o paciente, não se faz necessário a apresentação de procuração. Apenas, o documento original, com foto, e CPF do paciente são suficientes e apresentação de prescrição médica dentro do prazo de validade de seis meses a partir de sua emissão.
Exigências do programa
O atendimento da prescrição médica deve obedecer aos limites definidos pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, ou seja, após seis meses consecutivos de utilização da receita, a mesma não mais será válida.
Na cidade de Sobral, mais de duas mil pessoas em tratamento de diabetes são assistidas pelo Município. No Brasil, cerca de 7,5 milhões de pessoas, acima de 18 anos, têm a doença. Cerca de 1,3 milhão são assistidos pelos programas federais.
Diante desses números e projeções, a doença é considerada um problema de saúde pública mundial. Por reforçar o alerta mundial sobre a doença, 14 de novembro foi proclamado "Dia Internacional do Diabético", data para orientar e chamar a atenção da população para essa enfermidade que, na maioria das vezes, é silenciosa, mas causa grande mal ao organismo.
Assistência
2 mil Pessoas com diabetes são assistidas pelo Município de Sobral. A doença é considerada silenciosa, mas causa grandes males ao organismo humano
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Saúde do Município de Sobral, Rua Viriato de Medeiros, 1205, Centro, (88) 3611.7758
comunicacao@sobral.org
WILSON GOMES colaborador
fonte DN 22.02.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário