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segunda-feira, 14 de março de 2011

CUIDE DE SUA MARCA QUE ELA CUIDARÁ DE VOCÊ !

Em busca da identidade do sucesso

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Tendências
Convidado da Semana e Design Ceará 2011, o designer Hugo Kovadloff revela ao O POVO o que faz uma marca ser bem-sucedida nos dias de hoje


Trata-se de uma metéria editada no dia 13 de Fevereiro de 2011 que, entendo que deve ser lida por quem é empreendedor e ou tem o seu próprio negocio e sua "marca" mas, não à valoriza, leia:


 Com mais de 35 anos de carreira, o designer Hugo Kovadloff é um dos principais nomes em atuação na sua área no Brasil. Diretor de Criação do escritório Gad’ Branding & Design (São Paulo), com trabalhos publicados em livros e revistas internacionais, Kovadloff tem em seu currículo o desenvolvimento de importantes programas de identidade corporativa, como as do banco Itaú, Vasp, Embratel e Claro (este último premiado com um Leão de Prata na categoria Design do Festival de Cannes 2009).

Veja entrevista do designer, especial para " O Povo " :
O POVO - Qual a real importância de uma marca hoje?


Hugo Kovadloff - Mais que nunca, hoje as marcas são os grandes ativos das empresas. Apesar de serem intangíveis, têm seu valor reconhecido. Muitas empresas até incluem suas marcas nos balanços financeiros. Realmente as empresas perceberam a importância que as marcas têm na vida das pessoas. As pessoas se relacionam com as marcas, se reconhecem nelas, gostam delas como se fossem pessoas. Acabam criando uma relação afetiva com as marcas. E isso requer cuidado. Quando as marcas não entregam suas promessas que fazem estão numa situação delicada.


OP - O que define uma marca?


Kovadloff - O que as marcas procuram hoje é proposta de valor. Veja o caso da Apple. Qual é a proposta de valor da Apple? Criar algo diferente com um design simples e inovador . E ela é muito coerente com tudo que ela faz, que ela cria. Ela é coerente na loja, nos produtos, até na imagem de seu criador, o Steve Jobs. Você olha para ele e o que você vê? Um homem simples, mas inovador.


OP - O senhor poderia citar um anti-exemplo de proposta de valor?


Kovadloff - Aqui no Brasil tem alguns casos em empresas da área de aviação civil... A Tam, por exemplo. Ela se posicionou no mercado para ser uma empresa de aviação de qualidade, oferecendo um serviço muito bom, com seu presidente à frente dos aviões estendendo tapete vermelho para os passageiros, lembra? Só que teve um momento em que a empresa cresceu e se esqueceu disso. A Tam sofreu muito porque nasceu com um objetivo e se perdeu dele no meio do caminho. Mas eles já perceberam isso e a Tam está num processo de reposicionamento de mercado, resgatando os valores que originaram a companhia, procurando resgatar essa coerência. Porque se os passageiros sentem que essa marca não entrega a sua promessa, eles deixam de ser fiéis a ela.


OP - É preciso, então, estar atento para não se desviar do objetivo da marca?


Kovadloff - Uma marca tem que ser constantemente policiada. A empresa precisa estar muito atenta se tudo que ela faz é coerente com os seus valores. Algumas empresas lançam produtos que nos causam estranhamento, porque não condizem com os valores que ela apresenta. O Carrefour, por exemplo, lançou uma rede de farmácias, usando a mesma marca do supermercado. Para mim essas farmácias não passam os valores que uma rede do gênero deveria passar, como confiança acima de tudo. Eu associo a marca Carrefour a supermercados. Acho estranho uma rede de farmácias fincada numa rede de supermercados. Para mim, pessoalmente, parece um desvio de objetivo.


OP - Qual o segredo para uma marca ser bem-sucedida?


Kovadloff - Uma empresa precisa ter muita coerência e consitência na sua comunicação com o público. E esses valores devem estar presente na sua marca. Desde a pessoa que atende o telefone da empresa, ela tem que ter o tom de voz que ressoe aquela marca. Se você trabalha com uma marca formal, o tom de voz da telefonista que atende uma ligação e diz “oi, querido” não está de acordo com esse valor. Vai desde o atendimento no telefone até no balcão. A empresa tem que manter essa coerência. As pessoas e os produtos representam a marca. As marcas que seguem esses conceitos são empresas que normalmente tem grande sucesso junto a seu público.

OP- Como se destacar em meio a esse verdadeiro tsunami de marcas que atinge o público atualmente?


Kovadloff - São poucas as marcas que conseguem ter sucesso no meio de tantas, é verdade. Mas o problema é que muitas nascem sem um objetivo claro, sem uma proposta de valor. A empresa nasce sem saber onde se posicionar, sem trazer uma inovação. Hoje as empresas que se diferenciam são aquelas que têm proposta de valor nova, com diferencial de mercado. Quando uma empresa faz um trabalho estratégico de funcionamento, quando tem uma arquitetura que faz sentido para a promessa da marca, ela se destaca.


ENTENDA A NOTÍCIA


Hugo Kovadloffi é designer com formação no Brasil ena Argentina. Já dirigiu a SAO, divisão de design da DPZ, é um dos criadores da D Designers e foi diretor criativo da Flag Design (Young & Rubican). Atualmente é diretor de Criação do Gad’ Branding & Design


Émerson Maranhão
emerson@opovo.com.br

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