janela descendo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ceará é o 5º com tratamento de esgoto

O Atlas de Saneamento 2011, publicado ontem pelo IBGE, mostra ainda que todos os municípios cearenses têm serviço de abastecimento d´água

Apesar dos dados, água em muitas localidades, só das cisternas  (SARA MAIA) 

Apesar dos dados, água em muitas localidades, só das cisternas (SARA MAIA)

O Ceará está em quinto lugar no ranking dos estados brasileiros com maior cobertura de tratamento de esgoto. Segundo o levantamento, que faz parte do Atlas de Saneamento 2011, publicado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49% dos municípios cearenses têm tratamento de esgoto e 70% têm serviço de coleta.

A pesquisa cita ainda que as 184 cidades do Ceará têm abastecimento de água. Para o IBGE, caso um distrito tenha distribuição de água, considera-se que aquele município tem o serviço. Avaliados apenas os distritos, a cobertura de água no Estado é de 90,1%. No Brasil, 17 estados e o Distrito Federal têm 100% dos municípios com cobertura de água.

Segundo a geógrafa e gerente de projetos do IBGE, Adma de Figueiredo, os resultados do atlas - com informações coletadas em 2008 - mostram que está havendo investimento público em serviços de água e esgoto. Em 2000, ano da última pesquisa do tipo, havia 65 municípios sem abastecimento de água. Oito anos depois, eram 21.

Contatada pelo O POVO, a Cagece ressaltou, em nota, que muitas obras estão em execução para melhorar os serviços. “Atualmente, os índices de cobertura de água e esgoto apontam um crescimento significativo em relação aos apontados em 2008, se encontrando hoje em 97,06% e 37,23%, respectivamente”, diz.

“Caminho certo”

Para o professor Adeildo Cabral da Silva, coordenador do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFCE, o Ceará está “no caminho certo” quando o assunto é a rede de esgoto. “Estamos numa posição, vamos dizer, média. O que na verdade falta é o atendimento à política nacional de saneamento básico”, comenta. Ele cita que ter apenas coleta de esgoto não é o ideal.


Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág