janela descendo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Crateús comemora 100 anos hoje

 
Município está se destacando nos Inhamuns como polo de desenvolvimento econômico
Crateús. Originária do antigo Município de Marvão, no Piauí e distante 350Km da Capital, esta cidade hoje torna-se centenária. Conhecida por seus referenciais históricos - passagem da Coluna Prestes em 1926, "prisão" da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima em 1953 e pela forte influência da Teologia da Libertação com o seu primeiro bispo D. Antônio Batista Fragoso - chega aos 100 anos com muitos motivos para comemorar e muitas expectativas. É o Município polo da microrregião denominada Sertões de Crateús e da macrorregião Sertões dos Inhamuns, sendo o maior em população e desenvolvimento desta parte do Estado.

Com um aglomerado de 72.812 habitantes, converge para si uma população de aproximadamente 300 mil habitantes oriunda dos demais Municípios que compõem o território dos Inhamuns: Ararendá, Parambu, Tauá, Novo Oriente, Aiuaba, Arneiroz, Independência, Poranga, Ipaporanga, Nova Russas, Ipueiras, Tamboril, Monsenhor Tabosa, atraídos pelo seu próspero comércio, exercendo também influência em Municípios vizinhos do Estado do Piauí. A cidade é o centro de interesse dessa população sertaneja que, distante da Capital, busca apoio para a resolução de seus problemas nas mais diversas áreas.

As expectativas que giram em torno dessa nova e marcante idade, segundo o prefeito, Carlos Felipe Saraiva, revelam otimismo e prosperidade. Amargando por décadas a ausência de instituições de nível superior, fato que tornava obrigatória a migração de grande número de estudantes para grandes centros, como Sobral e Fortaleza, o Município hoje respira novos ares com a instalação do Campus do Instituto Federal de Educação (IFCE) e a vinda do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"Um auspicioso futuro nos espera e já faz parte do nosso presente, marcando o centenário, com a vinda do IFCE e do Campus da UFC. Crateús será um dos maiores centros de engenharia do Nordeste, com os cursos nessa área que serão ofertados pela UFC", destaca o gestor. Cerca de 300 estudantes do Município e região estão dando continuidade aos seus estudos na própria cidade.

A cidade hoje amanheceu em festa. Logo cedo a população foi acordada com uma alvorada festiva, queima de fogos e banda de música Expedito Paiva. Em seguida a missa solene na Catedral do Senhor do Bonfim. A programação da manhã se encerra com o desfile cívico-militar na Praça da Matriz, sendo retomada à noite com destaque para o último dia do I Sanfona, Música do Mundo - Encontro Nacional da Sanfona. Às 19h será entregue, no Teatro Rosa Moraes, o painel de xilogravura, uma criação de Francisco de Almeida. Às 20h, acontece a entrega de comendas oficiais a crateuenses ilustres. Às 21h, o forró de Ítalo e Renno e outros, se encerrando às 23h, com o grande show de Elba Ramalho, que traz seus eternos sucessos e sua vibrante interpretação.
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura do Município de Crateús -Inhamuns
Centro Administrativo
Telefone: (88) 3692.3315

Silvania Claudino
Repórter/DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág