"A maior luta da história do UFC", como foi nomeado o confronto entre Júnior Cigano e Cain Velasquez, terminou em menos de um minuto, mas rendeu à Fox, emissora norte-americana - a primeira a transmitir o UFC em TV aberta - a maior audiência da história das transmissões de MMA. Atingindo o pico de 3.1 pontos com 5,7 milhões de espectadores, a disputa pelo cinturão dos pesos pesados surpreendeu até mesmo as previsões mais otimistas do canal, que vendeu a publicidade para o evento esperando um público de 4,5 milhões.
Até então, o maior público espectador que uma transmissão de MMA havia tido era um episódio do reality show "The Ultimate Fighter", com a luta entre Kimbo Slice e Roy Nelson, em setembro de 2009, que chegou a ter 5,3 milhões de pessoas acompanhando o confronto. A disputa do último sábado bateu esse número em uma hora de transmissão ao vivo, mesmo com a principal luta da noite tendo durado 1min04s.
"Estou boquiaberto. Eu não mudaria nada. Nós tivemos que apresentar o esporte para algumas pessoas que nunca tinham visto antes", declarou Dana White, presidente do UFC, ao tomar conhecimento dos números de audiência. "Teria sido muito bom se tivéssemos tido uma luta de três rounds, mas isso é algo que não podemos controlar", continuou.
Outras lutas que haviam atingido picos de audiência anteriormente foram uma entre Slice e James Thompson, em maio de 2008, com 4,85 milhões de espectadores, e outra entre Quinton Jackson e Dan Henderson que marcou a unificação dos títulos UFC e PRIDE, em setembro de 2007, com 4,7 milhões. No entanto, esses dois confrontos tiveram uma vantagem com relação ao do último sábado, entre Velasquez e Cigano: ambas as lutas tiveram uma maior duração, o que permitiu que a audiência crescesse desde o início da transmissão.
Outra coisa que chamou bastante a atenção dos organizadores quanto à audiência foi exatamente o perfil dos expectadores. As estatísticas mostraram que, do público que assistia à luta, 1,7 milhão era de mulheres com cerca de 18 anos, algo inédito e inesperado no UFC.
"Você não está admirado com o número de mulheres que estavam assistindo? Quando os primeiros números vieram e pareceram baixos, nós ainda liderávamos no número de mulheres. Isso é uma loucura!", disse White.
Avaliando a primeira transmissão do UFC em TV aberta, Dana White ainda considerou que esse foi apenas o início de algo que pode ter ainda mais sucesso. ""Foi uma apresentação do esporte para a Fox. Nós tivemos dois caras lá para apresentar para a audiência".
Antes mesmo da primeira transmissão, o CEO do grupo Fox, David Hill, já havia comentado que o canal tem planos de dar mais espaço para o UFC nas noites de sábado, transmitindo alguns especiais ao longo do ano com duas ou três lutas, que iriam ao ar por 90 minutos entre 20h e 22h. No Brasil, o esporte também vem ganhando espaço na TV aberta, e a luta entre Cigano e Velasquez o sábado foi a primeira transmitida pela maior emissora do país, em rede nacional, atingindo 18 pontos de audiência - o que significa cerca de 60 milhões de espectadores.
fonte: Estadão.com.br
Até então, o maior público espectador que uma transmissão de MMA havia tido era um episódio do reality show "The Ultimate Fighter", com a luta entre Kimbo Slice e Roy Nelson, em setembro de 2009, que chegou a ter 5,3 milhões de pessoas acompanhando o confronto. A disputa do último sábado bateu esse número em uma hora de transmissão ao vivo, mesmo com a principal luta da noite tendo durado 1min04s.
"Estou boquiaberto. Eu não mudaria nada. Nós tivemos que apresentar o esporte para algumas pessoas que nunca tinham visto antes", declarou Dana White, presidente do UFC, ao tomar conhecimento dos números de audiência. "Teria sido muito bom se tivéssemos tido uma luta de três rounds, mas isso é algo que não podemos controlar", continuou.
Cigano nocauteia Velasquez e fica com cinturão dos pesos pesados
Crédito da imagem: ESPN.com
Outras lutas que haviam atingido picos de audiência anteriormente foram uma entre Slice e James Thompson, em maio de 2008, com 4,85 milhões de espectadores, e outra entre Quinton Jackson e Dan Henderson que marcou a unificação dos títulos UFC e PRIDE, em setembro de 2007, com 4,7 milhões. No entanto, esses dois confrontos tiveram uma vantagem com relação ao do último sábado, entre Velasquez e Cigano: ambas as lutas tiveram uma maior duração, o que permitiu que a audiência crescesse desde o início da transmissão.
Outra coisa que chamou bastante a atenção dos organizadores quanto à audiência foi exatamente o perfil dos expectadores. As estatísticas mostraram que, do público que assistia à luta, 1,7 milhão era de mulheres com cerca de 18 anos, algo inédito e inesperado no UFC.
"Você não está admirado com o número de mulheres que estavam assistindo? Quando os primeiros números vieram e pareceram baixos, nós ainda liderávamos no número de mulheres. Isso é uma loucura!", disse White.
Avaliando a primeira transmissão do UFC em TV aberta, Dana White ainda considerou que esse foi apenas o início de algo que pode ter ainda mais sucesso. ""Foi uma apresentação do esporte para a Fox. Nós tivemos dois caras lá para apresentar para a audiência".
Antes mesmo da primeira transmissão, o CEO do grupo Fox, David Hill, já havia comentado que o canal tem planos de dar mais espaço para o UFC nas noites de sábado, transmitindo alguns especiais ao longo do ano com duas ou três lutas, que iriam ao ar por 90 minutos entre 20h e 22h. No Brasil, o esporte também vem ganhando espaço na TV aberta, e a luta entre Cigano e Velasquez o sábado foi a primeira transmitida pela maior emissora do país, em rede nacional, atingindo 18 pontos de audiência - o que significa cerca de 60 milhões de espectadores.
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