janela descendo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Barça põe Futebol Brasileiro no divã

O técnico do Barça, Josep Guardiola, lembrou que o estilo envolvente do Barcelona na atualidade nada mais é do que uma apropriação do que era feito pelo futebol brasileiro em uma era mais romântica
Os 4 a 0 dos catalães para cima do Santos acirram a discussão sobre os rumos do futebol no País
O espetáculo protagonizado pelo Barcelona na final do Mundial de Clubes contra o Santos, no último domingo, em Yokohama, deixou muita gente impressionada. A diferença tática e técnica entre o melhor time da Europa diante do melhor da América do Sul foi tamanha que resultou em goleada: 4 a 0 para os espanhóis. Mas, afinal, o que explicaria o "passeio" catalão? E quais as consequências deste resultado para o futebol brasileiro?

Para o técnico campeão do mundo, Pep Guardiola, a resposta está no próprio futebol brasileiro. "Não é isso o que o Brasil fazia?", indagou. "O Barcelona passa a bola como meu pai falava que vocês (brasileiros) faziam", disparou após o título.

Para Edu, ex-ponta do próprio Santos na década de 60 e 70 não é questão de alguns brasileiros tentarem imitar o Barcelona. "Sempre deu certo aqui, só não nos percebemos", disse, criticando alguns esquemas táticos que priorizam a marcação ou as bolas alçadas na área.

Goleiro campeão do mundo com o São Paulo em 1992, Zetti também afirma que o placar de 4 a 0 em Yokohama não se deve apenas aos méritos do Barcelona. "Eu esperava mais do Santos, faltou pegada e mais atitude", apontou Zetti. "Os zagueiros não marcavam em cima".

Já o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, estranhou a "bondade" dos santistas. "Quando faziam uma falta, os atletas do Santos batiam nas costas do jogador do Barça, pediam desculpas. Meu irmão, você está disputando um título! Deixa para fazer isso no fim do jogo", disse. "O Barcelona jogou atacantes, não tinha ninguém dentro da área do Santos, que mesmo assim jogou com três zagueiros".
 
fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág