Prestes a completar seis anos de existência, microblog ainda apresenta recursos deconhecidos por parte de seus usuários. Confira a lista
O Twitter, rede social que já amealhou mais de 100 milhões de usuários desde sua criação, em março de 2006, construiu sua reputação em torno da simplicidade: seus usuários só podem postar no serviço usando mensagens de texto em até 140 caracteres, com a possibilidade de incluir - junto ao conteúdo – um link para outro site, uma foto ou um vídeo. Além disso, é possível republicar mensagens de outros adeptos do microblog em suas próprias páginas e enviar mensagens privadas igualmente espartanas. E isso é tudo ao que parece.
Caso você queira se aprofundar na rede, você descobrirá que o Twitter foi aprimorado graças à decisão de de manter a sua API (application programming interface, ou interface de programação de aplicações) aberta a desenvolvedores independentes. A estratégia permite que o site se renove à medida que mais desenvolvedores criam aplicações relacionadas ao microblog. E, diferentemente do rival Facebook ou dos próprios programas Office, da Microsoft, as ferramentas atreladas ao Twitter são práticas e objetivas. Confira sete recursos que os adeptos do microblog devem conhecer:
Criar uma galeria: já é possível criar uma galeria de fotos que exiba as últimas 100 imagens inseridas por cada usuário (não há recurso semelhante para vídeos). Um site independente, chamado Hashalbum, agrupa automaticamente imagens dos usuários do microblog em álbuns separados, com base nas marcações – conhecidas popularmente na rede como hashtag.
Upload de fotos: caso você disponibilize um link para uma foto, o Twitter exibirá automaticamente a imagem no painel ‘detalhes’, do lado direito, quando outro usuário visualizar sua publicação. Esses sites possuem uma opção ‘publicar no Twitter’ em suas páginas de upload de imagens. São 16 sites com o serviço: DailyBooth, DeviantArt, Etsy, Flickr, Justin.tv, Kickstarter, Kiva, Photozou, Plixi, Twitgoo, TwitPic, Twitvid, Ustream, Vimeo, Yfrog e YouTube.
Salvar seus tweets favoritos: todos parecem saber que você pode retuitar a publicação de outros usuários do Twitter em seu próprio perfil, mas muitos usuários nunca experimentaram o ícone de Favoritos, em formato de estrela, ao lado do botão "Retweet". Clicar no ícone pressupõe armazenar o conteúdo em uma lista especial de informações. A lista de Favoritos é mais útil do que pode parecer. Diferente de uma página web encontrada no Google, uma atualização de status do Twitter pode ser impossível de encontrar após alguns dias _ graças aos 300 milhões de novas entradas postadas diariamente no site. Para visualizá-los, clique na seção perfil, presente na parte superior da tela, e acione a aba de Favoritos, conforme apresenta a imagem acima.
Realizar buscas com maior precisão: a caixa padrão de pesquisa do Twitter muitas vezes retorna resultados imprecisos e sem uma hierarquia correta. Para especificar sua busca, acesse a versão oficial de pesquisa do microblog e clique na opção ‘avançada’ para saber quais são os comandos para facilitar a busca. Caso queira encontrar mais informações do microblog em outros sites, o Topsy, talvez, seja a melhor solução – o próprio Twitter o recomenda como um guia oficial aos jornalistas, uma vez que é possível saber o alcance de uma mensagem e o número de retweets produzidos pelos usuários do microblog.
Publique seus tweets no Facebook: você tem a opção de postar uma atualização de status do Twitter em seu mural no Facebook. Na seção configurações presente na parte superior à direita da tela, clique na opção perfil. Nela, há um ícone que permite, automaticamente, visualizar suas mensagens na maior rede social do mundo.
Como filtrar informações na rede: recentemente, o Twitter criou dois novos botões que aparecem ao lado do botão Início, presente no topo da página: Conectar e Descobrir. O primeiro se resume a reunir, em uma única página, todos os usuários que interagem com você na rede. O Descobrir, por sua vez, revela interesses pessoais com base em sua localização e apresenta um resumo do que é mais propagado no microblog, conhecido como Trending Topics.
Como encontrar leituras mais longas no microblog: para os que procuram uma experiência que demande maior tempo, usuários do Twitter criaram uma hashtag específica, "longreads", para mensagens publicadas que apresentem links para artigos mais aprofundados. Com o tempo que vai economizar usando esses truques, você poderá ler textos bem mais longos do que apenas 140 caracteres.
fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário