janela descendo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Por que nossa barriga ronca?



A hora do almoço nem chegou e parece que tem um monstro na sua barriga. Como ela ronca! O bater das panelas na cozinha e o cheirinho de comida que toma conta da casa só aumenta a sua fome e, como consequência, as reclamações do seu estômago. Mas por que será que a barriga faz barulho quando você está com fome?
Visão e olfato
Tudo começa, acredite, com a visão e o olfato. Quando vemos a comida ou sentimos o seu cheiro, nosso sistema nervoso central é acionado e uma mensagem sai do cérebro rumo ao tubo digestivo dizendo: aí vem comida!
Mensagem devidamente enviada, os órgãos começam a se preparar para receber os alimentos.
Nossa boca se enche de saliva, que tem muitas funções. Entre elas, a de reunir e lubrificar os alimentos triturados para poderem ser engolidos e seguirem para o estômago.
Esse, por sua vez, produz ácidos e também enzimas - um tipo de proteína -, iniciando a digestão. Estômago e intestino delgado fazem também um movimento chamado peristáltico, que irá conduzir a comida rumo ao intestino grosso.
O estômago e o intestino delgado começam a se contrair e relaxar várias vezes e, ao se moverem dessa maneira, "sacodem" gases e líquidos contidos em seu interior fazendo barulho: é o ronco da barriga.
Dentro de limites, quanto maior for a nossa fome e quanto mais apetitoso for um determinado quitute, mais movimento fará o tubo digestivo e mais alto será o ronco da nossa barriga.
fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág