janela descendo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rei de Paus é vencedor do Carnaval de Rua 2012

Clique para Ampliar


Na categoria Escolas de Samba, venceu a Unidos do Acaracuzinho, que celebrou o centenário de Luiz Gonzaga

Para os integrantes das agremiações carnavalescas de Fortaleza, o feriadão só terminou ontem, após a divulgação dos vencedores do Carnaval de Rua 2012, realizado na Avenida Domingos Olímpio pela Prefeitura de Fortaleza. Os grupos, porém, terão poucos dias de folga, pois já começam a se preparar para brilhar na festa do ano que vem.

Ao todo, foram 36 agremiações, dentre maracatus, escolas de samba, blocos, cordões e afoxés, que se reuniram, na tarde de ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, para acompanhar a apuração das notas. Com faixas, estandartes, gritos e muita batucada, todos torciam, envolvidos pelo amor a seus grupos.

Tradição

"Ser Maracatu Rei de Paus é fazer parte de uma grande família, que busca alegria nas cores de uma paixão preta e branca e vive intensamente essa paixão", dizia a faixa da campeã dentre os grupos de maracatu. Com o primeiro lugar, o Rei de Paus já soma a oitava vitória consecutiva. No total, o tradicional grupo, criado em 1954, coleciona 43 títulos. Neste ano, como explica o presidente da agremiação, Francisco José Barbosa, o Rei de Paus apostou na influência da cultura africana no Ceará e na Bahia, fazendo uma síntese da chegada dos africanos.

"A batida marcante, forte e cadenciada do maracatu reafirma a presença do negro no Ceará. E o Maracatu Rei de Paus, com mais uma vitória, reafirma a união das mais de 300 pessoas que fazem parte do grupo", afirma Barbosa, adiantando que, nos próximos dias, os planos para o próximo desfile iniciam-se. Na categoria Escola de Samba, quem levou o título de primeiro lugar, com uma vantagem enorme em relação aos outros grupos, foi a Unidos do Acaracuzinho, do Município de Maracanaú, região metropolitana. A cada nota dez anunciada, ouvia-se um barulho contagiante.

Em 2012, a escola, que estava há dois anos sem vencer, uniu o útil ao agradável, levando o São João para a Avenida Domingos Olímpio e celebrando o centenário do Rei do Baião, o pernambucano Luiz Gonzaga.

Emocionado, o presidente da Unidos do Acaracuzinho, Raimundo Valdeliro, mal conseguia falar, mas não escondeu que a vitória foi fruto de uma união muito grande, tendo em vista os abraços dados nos companheiros, que considera sua segunda família. "No Carnaval deste ano, eu juntei todo mundo e disse: vamos entrar na avenida para ganhar", relembra Valdeliro.

Quem também mostrou determinação foi o bloco Doido é Tu. Pela primeira vez campeão, o grupo existe desde 2007 e tem cerca de 500 integrantes. A maioria, diz a presidente Elisa Guinther, se trata em Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Nesta edição, o grupo mostrou, com alegria, que de artista e louco todo mundo tem um pouco.

Campeões

Maracatus: 1º - Rei de Paus;

2º - Nação Fortaleza e Vozes da África; 3º - Az de Ouro

Escolas de samba: 1º - Unidos do Acaracuzinho; 2º - Mocidade da Bela Vista; 3° - Império Ideal

Blocos: 1º - Doido é Tu; 2º - Turma do Mamão; 3º - Unidos da Vila

Cordões: 1º - Barão Folia; 2º - Vampiro da Princesa

Afoxé: 1º - Acabaca

RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág