janela descendo

sexta-feira, 18 de maio de 2012

DETRAN em Pentecoste - quem é o culpado?


Desde o ano passado o DETRAN com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual vem promovendo severa fiscalização em quase todos os municípios do Estado e principalmente naqueles onde o índice de acidentes é elevado, principalmente envolvendo motocicletas, e onde se constata um grande número de motos roubadas ou com a documentação em atraso. 

Vale lembrar que não é necessária nenhuma denúncia ou solicitação por parte de ninguém. As estatísticas saltam aos olhos e hoje, a informática tem prioridade na administração de qualquer órgão, seja ele Municipal, Estadual ou Federal e é aí que entram as ações de coibição. 

As estatísticas não mentem e os governos sentem nos cofres públicos o aumento das despesas hospitalares com o socorro às vítimas desses acidentes ou com o pagamento de seguros e aposentadorias para familiares das vítimas. Agora cabe uma reflexão: A grande maioria dos cidadãos Brasileiros reclama por seus direitos, mas não quer cumprir com seus deveres. 

Ora, somos sabedores de que somos regidos por legislações e como exemplo citamos o significado de legislação: legislação tributária se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei. 

A legislação trabalhista são as Leis que regulamentam os direitos e deveres dos trabalhadores, assim como, os direitos e deveres dos empregadores. A legislação de trânsito é o conjunto de leis, normas e regras que se aplicam cumulativamente, em um espaço público, com intuito de assegurar os direitos e deveres dos condutores de veículos e pedestres, que transitam isolados ou em grupos, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga, etc. 

Então, referindo-nos à legislação de trânsito nunca é demais lembrarmos: Para que possamos conduzir veículos automotores é necessário que a pessoa seja maior de idade e esteja devidamente credenciado pelo órgão competente, no caso o DETRAN, mediante Carteira de Habilitação. O veículo tem que estar devidamente regulamentado, ou seja: com a documentação em dia. 

O condutor, no caso de moto, tem que portar consigo os referidos documentos dele e do veículo por ele conduzido, estar usando capacete (ele e o garupeiro) e sandálias fechadas ou tênis, sapato, etc. Concluindo, se somos sabedores de tudo isso, que motivos temos para reclamar ou para colocar a culpa em outra pessoa porque a fiscalização chegou e levou a nossa moto ou o nosso carro? Que culpa tenho eu ou outra pessoa qualquer se você vive brigando pelos seus direitos mas insiste em não querer cumprir os seus deveres? Ora, paciência tem limite. 

Tem direito quem anda direito. E não è o Padre, o Juiz, o Delegado, o Prefeito ou quem quer que seja, o culpado por você insistir em querer andar fora da lei, pois a culpa é única e exclusivamente sua. NÃO QUEIRA PROVAR O ÓBVIO PELO ABSURDO!

fonte: Pentecoste, nossa terra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág