janela descendo

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Hospital de Messejana - Projeto prevê ampliação de 70%




São problemas da unidade as poucas salas de cirurgia e a falta de espaços destinados à recuperação de paciente
Referência nas áreas cardíaca, pneumológica e torácica, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, conhecido como Hospital do Coração, comemora, neste mês, 79 anos. Ontem, tendo em vista a data, foi apresentado o novo pré-projeto arquitetônico da unidade, no qual está previsto a ampliação em cerca de 70% dos leitos e das salas do centro cirúrgico da instituição, segundo Socorro Martins, diretora geral do hospital.

A proposta ainda está em fase de desenvolvimento no Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE). "Hoje, temos apenas quatro salas de cirurgia e nenhuma sala de recuperação com leitos de retaguarda. Estes são os nossos pontos críticos. Quando o paciente sai de uma operação, ele precisa ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta dessas deficiências", informa Socorro Martins.

O pré-projeto também inclui obras na emergência da unidade que, neste momento, passa por reformas, e a construção de duas torres para assistência, nas quais poderão se estabelecer espaços destinados à pesquisas. "A urgência e emergência funcionariam em um prédio anexo, onde aconteceria o acesso a um diagnóstico primário".

Assistência facilitada
Conforme Socorro Martins, o Hospital de Messejana recebe uma grande demanda de cirurgias cardiovasculares e torácicas. Apenas no setor cardíaco, são realizadas, mensalmente, 105 operações. "Os nossos leitos de retaguarda são insuficientes para a nossa demanda. Com as reformas, teremos um hospital moderno, que já conta com profissionais qualificados", explicou a gestora da unidade.

Sem previsão para ser iniciado, o projeto, segundo a diretora, precisa ser executado o mais rápido possível, objetivando apoiar os eventos que acontecerão em Fortaleza, como a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

"Somos o Hospital do Coração e, em eventos como a Copa, há muita emoção que mexe com o coração. Por isso, deveremos estar preparados para receber a demanda. Seremos, praticamente, um novo hospital", brinca Socorro, afirmando que o ideal seria ter o processo licitatório iniciado em um ano. O próximo passo, segundo a diretora, é concluir o projeto e apresentá-lo ao governador Cid Gomes.


Celebração
Durante este mês, diversas atividades foram realizadas em alusão ao aniversário de 79 anos do Hospital de Messejana. Ontem, devido à comemoração, aconteceu uma solenidade na instituição, com a presença do titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos. Na oportunidade, o gestor pôde conhecer as novidades do pré-projeto da reestruturação do hospital.


JÉSSICA PETRUCCIREPÓRTER /DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág