janela descendo

sábado, 5 de maio de 2012

SP: 665 mil são vacinados contra gripe

Idosos, crianças até os dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas não público-alvo da campanha / Divulgação/ Secretaria de Saúde

Um Balanço da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelos municípios paulistas aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 665,5 mil pessoas contra a gripe entre 8h e 15h deste sábado. O número é superior aos 636 mil imunizados no ‘Dia D’ da campanha do ano passado, ocorrido em 30 de abril.

A abertura oficial da campanha na cidade de São Paulo ocorreu nesta manhã em posto volante no CRI (Centro de Referência do Idoso) da Zona Norte, no bairro do Mandaqui, e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e da apresentadora Palmirinha, ‘garota-propaganda’ da vacinação pela Secretaria. Ela abriu mão do cachê para estrelar a campanha.

Até 15h foram vacinados no Estado 448,8 mil idosos com 60 anos ou mais, 144,7 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 42,1 mil gestantes, 27,9 mil trabalhadores da saúde e 1,5 mil indígenas. Esses são os públicos-alvo da campanha.

Ao longo da campanha, que vai até 25 de maio, a Secretaria pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas, número correspondente à meta de 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha. 

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. 

Para garantir abrangência da vacinação, a campanha conta com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

Os postos de saúde vão abrir das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 25. Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda também abrirão aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Em razão da reforma em sua sala de vacinação, o Instituto Pasteur, na avenida Paulista, não participará da campanha deste ano.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A imunização contra a gripe foi introduzida em 1999 no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde), pelo Ministério da Saúde. A lista dos postos de vacinação da capital e região metropolitana da Grande São Paulo pode ser acessada pelo site www.cve.saude.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág