janela descendo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bicha Muda - Impugnação de candidatura

João dos Reis Filho, a "Bicha Muda", se reuniu ontem com representantes de sua coligação para defender a manutenção da candidatura 
Juazeiro do Norte O Ministério Público Eleitoral, por meio do Promotor de Justiça, José Carlos Félix, da 119ª Promotoria Eleitoral de Juazeiro do Norte, propôs a impugnação da candidatura ao cargo de vereador, de João dos Reis Filho, conhecido na cidade por "Bicha Muda".

O promotor se baseia na Constituição Federal e no Código Eleitoral. Um dos motivos alegados seria a incapacidade da Bicha Muda não poder exprimir sua própria vontade.

A candidata pelo Partido Republicano do Brasil (PRB), da coligação "Juazeiro Independente", tem 42 anos. Ontem pela manhã, representantes da coligação e a candidata estiveram reunidos para discutir a questão. Os advogados vão entrar com o pedido de contestação, já que ainda não houve definição da Justiça quanto ao futuro da candidata. Um dos advogados, José Nildo Rodrigues, afirma que se trata de um "bullying político", e afirma que a candidata não é incapaz.

Segundo o documento, são inelegíveis os que não detêm capacidade civil, mas, o coordenador da campanha da Bicha Muda, André Lacerda, presidente da Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais (Adacho), afirma que está havendo um grande equívoco em relação à candidata. "Ela sempre votou, reside na cidade há mais de 30 anos e tem vontade própria", diz. Para o coordenador, quem tem o direito de votar também pode ser votado. Ele afirma que Bicha Muda não é analfabeta e, por dez anos, frequentou a Apae, onde aprendeu a língua de sinais, conhecida por libras.

O presidente da Associação afirma que conhece a candidata há muitos anos e vê na atitude da Promotoria uma forma de discriminação e preconceito, inclusive por ela ter como uma de suas propostas de campanha lutar pela inclusão dos deficientes auditivos. O coordenador da coligação formada pelos partidos PRB/PP/PMN/PCdoB, Ricardo Moreira, afirma que recebeu a notícia da impugnação da candidatura no fim da tarde desta terça-feira. Em Juazeiro, a agremiação é liderada pelo ex-prefeito da cidade, Carlos Cruz.

A proposta apresentada pelo promotor tem repercutido na cidade, já que, há vários dias, a propaganda da candidata tem sido bastante comentada nas redes sociais. Ela tem como slogan de campanha "Juazeiro Muda! É só votar na Bixa Muda". Há mais de um ano filiada ao partido, André Lacerda diz que a candidata já viajou por vários lugares do Brasil, se apresentando em programas de TV.

O presidente da Adacho afirma que irá lutar pela manutenção da candidatura da Bicha Muda. Além disso, ele ressalta que a candidata tem percepção das coisas. "Ela pode ser surda e muda, mas não é doida e nem analfabeta", contesta. O coordenador da coligação diz que irá provar que o pedido do promotor não condiz com a realidade da candidata. E a Bicha Muda se manifesta, por meio dos gestos, de que tem percorrido a cidade. Natural de Pedra Branca, no Ceará, reside em Juazeiro com uma irmã. No momento, segundo André Lacerda, ela se dedica à campanha e às atividades do lar.

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág