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domingo, 22 de julho de 2012

Candidatos investem na Internet

Pelo menos, quatro postulantes já criaram sites para apresentar seus nomes e suas propostas para a Capital

Lançado na última quinta-feira, o endereço eletrônico do candidato André Ramos (PPL) éhttp://andreramosfortaleza.com.br/

O site para informações da campanha do petista Elmano de Freitas pode ser acessado no endereço http://www.elmano13dopt.com.br/ 

A candidatura de Roberto Cláudio (PSB) está publicando informações da campanha no sítio eletrônio http://www.robertoclaudio40.com.br/ 

As proposituras e ideias de Renato Roseno, candidato a prefeito pelo PSOL, podem ser acessadas em http://renatoroseno.com.br/ 

Alguns candidatos à Prefeitura de Fortaleza já disponibilizaram para os eleitores seus sites de campanha. Os endereços eletrônicos das campanhas de Roberto Cláudio (PSB), Renato Roseno (PSol), André Ramos (PPL) e Elmano de Freitas (PT) trazem informações como a biografia do candidato, agenda, fotos, vídeos, dentre outras ferramentas na tentativa de ajudar a divulgar os prefeituráveis.

Os sites possuem também um link direto com as redes sociais. Os ícones do Facebook, Twitter, Youtube, Flickr, dentre outros, têm espaço garantido nos sítios eletrônicos, assim também como informações básicas, como é o caso da agenda de campanha e a biografia. Contudo esses endereços na internet se diferenciam devido a algumas peculiaridades veiculadas.

O site de Renato Roseno, por enquanto, é o único que traz o demonstrativo de receitas e despesas financeiras de sua campanha. O link "transparência" está na página principal do sítio eletrônico do candidato. As informações contidas são da primeira semana da campanha, datada do dia 9 a 13 deste mês.

Conforme o que está disponibilizado, até o momento, a campanha de Roseno teve uma receita de R$ 8.410,00 e uma despesa de R$8.345,19. Há ainda um espaço para a doação de campanha. Nele, está posto o banco, a agência e a conta corrente para o eleitor depositar a quantia desejada para a campanha de Roseno. O candidato cumpre uma promessa feita durante o debate com os demais concorrentes, no último dia 12 de julho, promovido pela webtv do Diário do Nordeste, TV DN.

Naquela oportunidade, Roseno inclusive indagou ao candidato Roberto Cláudio (PSB) se ele toparia ser transparente com relação às suas contas de campanha deste ano, inclusive citando os doadores. Roberto Cláudio não só afirmou que será transparente com todas os atos e ações de sua campanha, como deu exemplo de ser transparente ao citar as informações da Assembleia Legislativa que preside, no portal da Casa legislativa.

Princípios
O site traz também a biografia do candidato e de sua vice, Soraya Tupinambá (PSOL), o plano de governo para Fortaleza e os princípios do candidato que estão expostos em um texto assinado por ele.

O site de André Ramos, lançado na quinta-feira, dia 19, também tem um espaço reservado para o eleitor, que quiser, fazer uma doação para a campanha do candidato do PPL. O sítio eletrônico de André Ramos contem notícias dos eventos eleitorais que o candidato já participou e suas propostas para Fortaleza divididas em nove áreas, dentre elas está educação, saúde, habitação e mobilidade urbana.

Mas nem todas as informações estão na página principal do endereço eletrônico. Para acessar o material de campanha tem de fazer um cadastro. Com o cadastro feito o eleitor pode postar a sua sugestão de campanha ou apresentar suas demandas sociais, também pode convidar André Ramos para ir ao seu bairro.

A interatividade com o eleitor é um ponto que está sendo bem explorados no site e, para isso, há várias maneiras de interagir com o internauta. É o caso do site da campanha do petista Elmano de Freitas. Além de um espaço para o cidadão deixar sua "ideia", há também uma ferramenta que permite ao eleitor ter seus vídeos e fotos da campanha do candidato expostas no site.

Participação

Um outro link sugere que o visitante participe da campanha, ou doando seu muro para pinturas, sendo voluntário para panfletagem e bandeiraço, montando um comitê em casa, distribuindo material de campanha entre os amigos ou permitindo que seu veículo seja adesivado.

O site do petista permite ainda que o eleitor baixe o material de campanha: santinho, cartaz, banner, foto oficial e manual de aplicações. O endereço eletrônico do candidato do PSB, Roberto Cláudio, também possui a mesma ferramenta. O socialista traz ainda informações sobre os eventos que já aconteceram na sua campanha, a agenda e os compromissos que assume implementar, caso seja eleito o novo prefeito da Cidade.

Na biografia de Roberto Cláudio, o site traz um perfil humanizado do candidato com fotos que contam sua história, desde a infância até o momento atual, uma tentativa de trazer para mais perto o eleitor.

Prestação de contas

No endereço eletrônico do candidato ter, a partir das primeiras prestações de contas da campanha, um espaço para mostrar toda a transparência, Segundo Karlo Kardoso, presidente municipal do PSB, "a transparência de nossos gastos estará disponível para qualquer pessoa. Isso é algo inerente ao partido. O próprio Roberto Cláudio tem prezado por essa questão de transparência", afirma.

Os demais candidatos estão trabalhando nos endereços eletrônicos de suas campanhas. O coordenador de comunicação da campanha de Inácio Arruda (PCdoB), Inácio Carvalho, promete algumas novidades para o site que, de acordo com ele, ainda está em fase de elaboração e só deve ir ao ar no início do próximo mês.

Inácio Arruda argumenta que a Internet não é a peça principal da divulgação da campanha, mas é uma ferramenta que acrescenta. "Se engana quem acha que a Internet é algo absolutamente determinante e que resolve tudo. Não é bem assim", pondera. Para ele, a "campanha real e a campanha virtual" devem andar sincronizadas.

Na campanha de Inácio Arruda e de seu vice, Chico Lopes (PCdoB), Inácio Carvalho diz que as mídias sociais já estão em funcionamento. O Facebook, por exemplo, pontua Carvalho, serve para postar fotos e vídeos da campanha que está na rua. Para Carvalho, essa interação ajuda. Inácio também utilizará o seu endereço eletrônico para prestar contas de todas as atividades da campanha, como vêm prometendo os demais candidatos quando cobrado sobre a questão da transparência.

O candidato do PDT, Heitor Férrer, espera que na segunda-feira, dia 23, o site da sua campanha já esteja sendo veiculado. De acordo com o pedetista, que na última quinta-feira fez o seu grande evento neste início de campanha, inaugurando o comitê central, devido as dificuldades com verba para a campanha o site ainda não foi ao ar.

Conectada
Mas ele afirma que sua campanha já está conectada ás redes sociais. O site, adianta, contará informações sobre a agenda, biografia, programa de Governo, vídeos, notícias e o que é mais importante, no seu entender, será um espaço para mostrar toda a transparência do seu envolvimento com a eleição.

O candidato Marcos Cals (PSDB) deve lançar também na próxima semana, além do seu site, as redes sociais de sua campanha. Já o candidato Moroni Torgan (DEM) está com o site de campanha em fase de teste. Ambos, no entanto, enfatizam a importância desses espaços, também para deixar os eleitores informados sobre o que eles fazem na busca da vitória. Confira os sites que estão no ar: http://andreramosfortaleza.com.br/http://renatoroseno.com.br/,http://www.elmano13dopt.com.br/,  http://www.robertoclaudio40.com.br/.
DN

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