janela descendo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Leão ressalta dinheiro do Barça e não recomenda Guardiola no Brasil

Leão diz que Guardiola treinou apenas um time e que no Brasil o futebol é imediatista. Foto: Luiz Pires / Vipcomm/Divulgação


Em quatro temporadas à frente do Barcelona, Pep Guardiola conquistou 13 títulos em 17 torneios disputados e ainda tem chances de ser campeão espanhol ou da Copa do Rei antes de se despedir do clube no fim deste mês. O currículo, contudo, não convence Emerson Leão a nem mesmo cogitá-la a treinar um time brasileiro, muito menos a Seleção.
"O Guardiola na Seleção passa à distância deste nosso país latino, mas sul-americano", opinou o técnico do São Paulo, que sempre relacionou o sucesso do ex-volante na equipe catalã à capacidade financeira do clube para contratar reforços - embora boa parte do elenco barcelonista tenha sido formado nas categorias de base do time.
Defensor do futebol brasileiro em todos os sentidos, inclusive na proteção de profissionais nascidos no País como trabalhadores nos clubes locais, o ex-goleiro minimiza os feitos de Guardiola lembrando, também, que ele só comandou o Barça na carreira. "Não temos dinheiro, vontade nem necessidade para isso (contratar o Guardiola). Quantas equipes ele dirigiu? Uma? Está feita a diferença".
Leão até enxerga qualidade no espanhol, mas ressalta ser mais tranquilo trabalhar em um país sem a cultura imediatista dos brasileiros. "O Guardiola tem características para dirigir qualquer time, mas, para fazer a mesma coisa, depende do valor financeiro. E vai conseguir fazer um novo Barcelona só em cinco anos. Aqui, em seis meses, você acontece ou não."
Mantendo sua linha de defesa do Brasil a todo custo, o treinador do São Paulo aponta que tanto o Barcelona quanto o Real Madrid, ambos clubes da atual campeã europeia e mundial Espanha, não estão na decisão da Liga dos Campeões, que terá o alemão Bayern de Munique e o inglês Chelsea. Por isso, ironiza ao falar que trabalhar em times brasileiros é um "estágio".
"Todos falam do Barcelona, mas quem vai ganhar o Espanhol? O Real Madrid. E quem vai ganhar a Liga dos Campeões? Nem Real nem Barcelona. Então vou fazer estágio onde para aprender? Espanha? Alemanha? Inglaterra? Brasil? Estou satisfeito com meu estágio aqui", sorriu.
Fonte: Gazeta Esportiva/Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág