janela descendo

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Candidatos a Vereador - Estratégias para conquistar votos

Com 1.113 candidatos a vereador em Fortaleza e o pequeno tempo de propaganda eleitoral que deverá ser disponibilizado para cada um deles na televisão e no rádio, é difícil se destacar na busca pelo voto e na tentativa de conquistar o eleitorado. Postulantes que já passaram pelo Legislativo admitem partir na frente dos que nunca foram eleitos por conta da visibilidade que conseguiram através das transmissões das sessões ordinárias pela TV Câmara, mas traçam estratégias diferentes para tentar se reelegerem vereadores.


Para conquistar o voto do eleitor, Toinha pretende apostar no adesivaço, nas visitas às comunidades e nas redes sociais FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Na tentativa de conquistar os eleitores, candidatos apostam na intensificação do trabalho em bairros da cidade onde já são conhecidos. Dentre as estratégias, também está a prestação de contas de mandatos exercidos ou atividades realizadas em prol da comunidade, além de divulgação nas redes sociais.

O vereador Antônio Henrique (PTN) disputou três eleições, mas somente em 2008 conseguiu ser eleito ao Parlamento. Para tentar voltar à Câmara Municipal na próxima legislatura, ele pretende trabalhar a campanha nos bairros onde já é conhecido e acredita que a maioria dos postulantes deve seguir a mesma estratégia. Segundo Antônio Henrique, o número de candidatos a vereador não deve causar maiores dificuldades para sua campanha.

"1.113 candidatos não é tanto pra uma cidade do tamanho de Fortaleza. É claro que a população não vai conhecer todos eles, mas, em determinada região em que aquele candidato atua, ele será conhecido. Então, acho que esta é uma eleição municipal e é muito dividida na questão regional, distrital, dos bairros", diz. Ele aposta ainda que, do número de candidaturas, muitas foram postas apenas para cumprir cotas ou ampliar o apoio ao candidato a prefeito, o que na prática reduziria a concorrência.

Para se destacar nesta campanha eleitoral, Antônio Henrique afirma que pretende visitar as pessoas em diversos bairros da cidade, mas priorizará a Regional V, local em que ele foi mais votado nas últimas eleições. "Vou visitar porta a porta, fazer o trabalho de divulgação com pintura de muro e também a divulgação sonora, respeitando a questão da lei contra a poluição. Eu não vou centralizar minha campanha 100% na Regional V, mas tenho serviço prestado lá e vou focar nos bairros de lá. Mas vou tentar visitar outros bairros também", pondera.

A candidata Toinha Rocha (PSOL) não foi eleita vereadora de Fortaleza, mas assumiu mandato duas vezes durante licenças do vereador João Alfredo (PSOL). Para ela, a experiência na Câmara Municipal foi importante para a sua candidatura neste ano. "Eu não era muito conhecida, hoje já sou. Ando em muitos bairros, mas fiquei mais conhecida por conta dos meses na Câmara Municipal, que me deram visibilidade", admite.

Difícil

Para ela, a disputa eleitoral deste ano vai ficar difícil para quem ainda não tem serviços prestados pela cidade. "O vereador tem que ter o reconhecimento da população", aposta. Diante disso, uma das estratégias de Toinha Rocha é percorrer os bairros fazendo uma prestação de contas do período que esteve vereadora. "Minha obrigação inicial é essa. Estou agradecendo a confiança que me deram e prestando contas no corpo a corpo. Depois disso, voltarei nos lugares que tive votação. Mapeei a cidade, e pretendo voltar para pedir os votos", explica.

Segundo Toinha Rocha, o maior desafio na campanha eleitoral deste ano é conquistar a confiança do eleitor da Capital. "O povo está muito desencantado com a Política, as pessoas não querem acreditar em ninguém. Elas estão desencantadas porque o poder público não chegou até elas", analisa. 


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág