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domingo, 22 de julho de 2012

Demanda por jingles dispara para fisgar voto

Canções costumam se espalhar pelas ruas, e quem trabalha com isso celebra época vantajosa para o bolso
O sucesso de uma campanha eleitoral está muito ligado à emoção das pessoas, ao sentimento que os candidatos despertam nelas e ao poder de convencimento a defender uma causa. Muito dessa emoção é despertado por meio das músicas feitas para cada candidato, que costumam exaltar as qualidades do político e apresentar algumas propostas.


Carros e motos adaptados são os responsáveis por divulgar a música de campanha de cada candidato nas cidades FOTO: ANTÔNIO VICELMO

"A música representa a essência da pessoa que disputa um cargo eleitoral e a emoção da campanha, despertando nas pessoas a alegria de abraçar uma causa, de se sentir parte de um time, defender, brigar por algo que acredita. A música é o hino do sentimento pelo candidato", afirma Stênio Robson Viana, proprietário da Cantares, empresa especializada na produção de músicas e vídeos políticos.

No entanto, para conseguir o efeito desejado com um jingle de campanha, é preciso ter atenção à mensagem que deve ser passada e também tomar alguns cuidados, pois uma única palavra errada na letra da canção pode colocar fim ao sonho de ser escolhido para representar o povo.

Especializados
Por isso, muitos políticos estão apostando na profissionalização da campanha e contratando agências especializadas para cuidar de toda a parte de comunicação, inclusive da produção de músicas, a fim de conseguirem despertar nos eleitores o desejo de fazer parte e de se engajar com entusiasmo em uma causa.

Empresas como a Cantares, que atua no ramo político há cerca de 20 anos, veem seu faturamento crescer com a significativa expansão da demanda por jingles e vídeos eleitorais. Conforme Stênio Viana, no período de eleições, a demanda por músicas chega a crescer 1.000%.

"Neste ano, começamos a trabalhar material de campanha em fevereiro. Atualmente, estamos produzindo para mais de 100 municípios, localizados no Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com a internet, conseguimos fazer tudo online. Ao todo, estamos trabalhando músicas para 78 prefeitos e para mais de 300 vereadores", conta, acrescentando que músicas custam entre R$ 800,00 e R$ 2.500,00, dependendo se elas são paródias ou inéditas.

Contratações

Para dar conta da maior procura, o empresário precisou ampliar sua equipe de sete para 30 profissionais, que trabalham dia e noite. "Como a maioria dos candidatos nos procura sempre no mesmo período, e com o mesmo prazo para a entrega do material, temos que nos desdobrar para atender a todos", diz. Ele conta que também precisou alugar outros estúdios para conseguir realizar todas as gravações.

A elaboração de uma música que mexa com a emoção das pessoas inclui, conforme Stênio, a realização de uma pesquisa com os candidatos, que respondem a um questionário para identificar os pontos que devem ser exaltados na canção. "Alguns candidatos já chegam com slogan, com uma ideia toda pronta, mas outros não. Então, a gente também auxilia na elaboração do conceito da campanha", destaca. (DM)

Aluguel de carros também cresce
Uma campanha eleitoral, sobretudo em uma área de abrangência maior, envolve o transporte de pessoas que ajudam a divulgar o candidato, organizam eventos, recolhem e distribuem materiais e também que circulam com as músicas do político. Para suprir a necessidade de meios de transportes, as coligações costumam alugar veículos.

Com o início da campanha eleitoral coincidindo com as férias de julho, o setor está bastante aquecido e deve crescer 15% em relação a igual período de 2011, conforme o presidente da Associação Cearense das Locadoras de Automóveis (Acla), Horácio Bezerra. "Em média, 90% da frota está alugada", diz.

Considerando apenas o período eleitoral, Horácio acredita que a demanda mensal entre julho e outubro crescerá aproximadamente 25% na comparação com os demais meses do ano. Segundo ele, a maior parte dos alugueis de veículos ocorre em Fortaleza e na Região Metropolitana, mas alguns municípios do Interior também estão buscando o aluguel de veículos na Capital.

Preços

Em média, o valor da diária de um automóvel de motor 1.0, completo, varia entre R$ 85,00 e R$ 95,00. Já o aluguel mensal de um veículo com características semelhantes custa entre R$ 1.800,00 e R$ 1.900,00.

Prejuízos acontecem

Para algumas locadoras, contudo, o aluguel de veículos para campanha eleitoral pode ser desvantajoso. "Eu já tive más experiências e, por isso, não tenho interesse em alugar carros para a campanha eleitoral. Eles costumam acabar muito o veículo, pois são vários motoristas e circulam por diversos locais, e também corremos o risco de não receber pelo aluguel, sobretudo quando o candidato perde a eleição", conta Jamile Tigre, empresária do setor.

De acordo com ela, alguns candidatos já procuraram a loja para alugar veículos, mas, além da falta de interesse, a frota encontra-se praticamente toda locada, devido à alta estação de Fortaleza, que vem registrando um grande número de turistas e impactando no setor. (DM)

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