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quarta-feira, 4 de julho de 2012

Proibição da publicidade infantil é discutida

Brasília. A publicidade direcionada às crianças foi debatida ontem em audiência pública na Câmara dos Deputados. Tramitando há onze anos, o Projeto de Lei 5.921/01 prevê a proibição de publicidade infantil e a participação de crianças em qualquer tipo de publicidade ou comunicação mercadológica.

A audiência foi marcada pela primeira participação de pais na discussão do assunto. De acordo com a publicitária Taís Vinha, representante do coletivo Infância Livre de Consumismo, a publicidade agrava problemas como obesidade infantil, sexualidade precoce e sedentarismo.

Para a psicóloga Roseli Goffman, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), até os 12 anos, a criança não tem discernimento para compreender a publicidade. "Somos radicais. Não há necessidade de publicidade para criança, ela deve ser voltada a quem tem poder de compra", destacou a psicóloga.

O representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Antonik, disse que a consequência do banimento da publicidade infantil será o fim dos programas destinados a esse público. Após apreciação do relator na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado federal Salvador Zimbaldi (PDT-SP), o projeto segue, em caráter conclusivo, para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
DN

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