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sexta-feira, 20 de julho de 2012

Redes sociais atraem candidatos

São Paulo. Utilizar as ferramentas digitais para se aproximar do eleitorado é uma das principais apostas dos candidatos que disputam as eleições municipais deste ano em todo o País. Desde o sucesso da campanha que elegeu Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em 2008, baseada numa eficiente estratégia nas redes sociais, o marketing digital vem ganhando lugar de destaque nas campanhas políticas, tornando-se um elemento vital na conquista do eleitorado.


O marketing digital ganha mais espaço na disputa eleitoral. Especialista diz que hoje eventual gafe do candidato ganha mais repercussão FOTO: WALESKA SANTIAGO
A linha de ação é diversificada, desde sites oficiais interativos, presença nas redes sociais, como Facebook e Twitter, até a utilização de aplicativos móveis, como o Instagram, tudo para facilitar a integração candidato-eleitor. Na disputa pela maior prefeitura do País, a de São Paulo, coordenações de campanhas dos oito principais postulantes intensificam a presença online.

Para o coordenador de Marketing Eleitoral da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Victor Trujilo, a principal mudança que a internet traz para as campanhas é a possibilidade de o eleitor participar ativamente do processo de escolha do candidato. "Agora o eleitor tem voz". E isso, destaca o professor, trouxe mudanças para o próprio marketing político. "Se antes um candidato cometesse uma gafe, nada acontecia. Hoje pode se transformar em um viral".

Mas Victor Trujilo destaca que a internet no Brasil ainda não está universalizada e, portanto, isoladamente não deverá alterar significativamente o eventual sobe e desce dos candidatos nas pesquisas. 


DN

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