janela descendo

sábado, 7 de julho de 2012

Unifor gradua mais de 1.300 profissionais

Formandos receberam, com emoção e festa, a Colação de Grau da Universidade de Fortaleza
O sentimento foi de muita alegria e dever cumprido por um novo degrau alcançado, quando, na noite de ontem, mais de 1.300 formandos de 31 cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor) receberam diploma de graduação. A colação de grau do semestre 2012.1, que contou com as apresentações da Camerata e do Coral da instituição, aconteceu na Praça da Biblioteca, no campus da Universidade.


A concludente Débora Raquel Nogueira Peixoto, a primeira colocada do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza, recebeu das mãos de Celina Queiroz uma bolsa de pós-graduação pelo mérito acadêmico. Outros quatro estudantes também ganharam a mesma premiação fotos: Tuno vieira e Lucas de Menezes
A formanda Ingrid Carvalho de Holanda, concludente do curso de Medicina, proferiu a mensagem em nome dos graduados. No discurso, ela ressaltou que a Unifor, com o passar dos tempos, tornou-se parte de suas vidas, e a caminhada tornava-se mais curta rumo ao sonho, a cada passo que era dado. "A vida acadêmica nos cativou fortemente a alma e nos agregou valores que para sempre levaremos".

Em nome do corpo docente da instituição, falou a professora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Olívia Andréa de Alencar Costa Bessa, que parabenizou a todos os formandos pela trajetória que cada um empreendeu nos anos de formação profissional. "Esse momento, sem dúvida, é de comemoração pelos desafios, pelas dificuldades vencidas, pelas certezas e incertezas do dia a dia, pelas conquistas, e pelos sonhos realizados", disse.

O juramento foi feito pelo aluno Pedro Mauro de Morais Sousa Firmiano, concludente do curso de Audiovisual e Novas Mídias, acompanhado dos demais concludentes. De pé, e com os braços direitos erguidos, os graduandos prometeram, no exercício e prática da profissão, o uso das normas éticas, contribuindo para a promoção humana, sendo úteis à sociedade e à Pátria e honrando o nome da Universidade de Fortaleza.

Em meio a buzinas e apitos, um formando de destaque por mérito acadêmico de cada curso, representando todos os estudantes, foi homenageado pela Unifor, e chamado a comparecer à mesa para receber, dos respectivos diretores de cada centro, o seu certificado.

Em seguida, no momento mais aguardado da noite, a reitora da Universidade, Fátima Maria Veras, procedeu com a outorga de grau. Os formandos, que eram chamados por curso, festejavam em meio a fogos e serpentinas por mais esse obstáculo vencido. Logo depois, a solenidade contemplou a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, criada com o objetivo de reconhecer talentos e esforços, para os alunos com as melhores médias de cada Centro de Ciências da Universidade. Os cinco melhores estudantes receberam certificados de desempenho acadêmico, e a entrega das bolsas de pós-graduação foi feita, pessoalmente, por Celina Queiroz, esposa do chanceler Airton Queiroz.

Reconhecimento
A neograduanda em Comércio Exterior, Fabiana Dejavit dos Santos, ficou surpresa e bastante emocionada ao ouvir seu nome anunciado. A estudante, que recebeu a bolsa pelo título de primeiro lugar do Centro de Ciências Administrativas da Universidade, disse que a sensação, naquele momento, era de dever cumprido. "Me sinto honrada por receber esse prêmio. Essa é a prova de que os quatro anos de estudo valeram muito a pena, e fico feliz em ver que meu empenho foi reconhecido pela Universidade", comemora.

Sonho realizado com perseverança
"Se seus sonhos estão nas nuvens... eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces". Essa frase do dramaturgo inglês Shakespeare pode ser o ponto de partida para essa nova caminhada que empreendemos hoje, ao celebrarmos a conclusão do nosso curso de graduação na Universidade de Fortaleza.


A concludente do Curso de Medicina Ingrid Carvalho falou em nome do corpo discente
No momento em que iniciamos a vida acadêmica, era como se o sonho da colação de grau repousasse sereno em uma nuvem distante. Olhávamos para o alto e víamos uma confusão de teorias, fórmulas, livros, trabalhos e provas, sem que soubéssemos exatamente a dimensão do desafio que se configurava. Naquela ocasião, então calouros, procurávamos nos familiarizar com a nova rotina que se estabelecia.

Tomamos fôlego e começamos a escalada. Galgamos o primeiro degrau e, a cada etapa vencida, a escalada tornava-se mais emocionante. Era como se fôssemos alpinistas no início de uma jornada. Respirávamos fundo, sempre focados no topo da montanha, apesar dos desafios que nos aguardavam. Mesmo assim, tínhamos a certeza de que, um dia, alcançaríamos o cume.

Em meio a tantas atividades, rodeados e inspirados pelos jardins da nossa Universidade, interagimos, estabelecemos laços, fazendo concretizar-se um longo e duradouro espírito de coletividade. Com o passar do tempo, a Unifor tornou-se parte das nossas vidas. A cada passo, a caminhada tornava-se mais curta e mais um degrau era superado, rumo ao sonho que nesta noite se realiza.

A vida acadêmica nos cativou fortemente a alma e nos agregou valores que para sempre levaremos: a importância de aprender e ensinar reciprocamente; o valor da troca de ideias; a habilidade de conviver com as divergências; a responsabilidade social e ambiental; além do maior tesouro: o conhecimento!

Hoje, aqui reunidos, celebramos a conquista do nosso diploma, reflexo do idealismo, da coragem e da perseverança que nortearam a nossa trajetória, da qual sentiremos saudades e guardaremos as melhores recordações.

Nessa caminhada, cabe-nos refletir que ninguém edifica-se sozinho e é nesse sentido que precisamos lembrar e agradecer às pessoas importantes que estiveram ao nosso lado. Agora, eu pergunto: como reduzir a meras palavras todo o significado da participação de nossos pais? Foram eles que nos forneceram os subsídios mais preciosos, aos quais sempre recorremos quando precisamos de afeto e motivação.

Como deixar de mencionar a influência dos nossos mestres, pilares ativos em nosso desenvolvimento pessoal e profissional? Como expressar nosso agradecimento aos nossos cônjuges, filhos e demais familiares que sempre se fizeram presentes e souberam acarinhar-nos quando estávamos necessitados de alento? A estas pessoas, o nosso mais sincero reconhecimento. 

Agradecemos, ainda, à equipe da Universidade de Fortaleza, por fazer desta Instituição uma experiência única na vida dos seus alunos; pela capacidade de fazer com que o aprendizado supere o tecnicismo e a ciência, agregando a responsabilidade social, a arte, a boa convivência e outros tantos princípios que muito contribuem com a formação de profissionais diferenciados, preocupados em fazer do mundo um lugar cada vez melhor.

Quanto a nós, o que fazer daqui para a frente? Certamente, iremos enfrentar os desafios que a vida nos oferece, com sabedoria, força e beleza! Essa foi a motivação que nos permitiu tamanha escalada. Com a conquista dos nossos títulos acadêmicos, precisamos ter em mente que não se trata de uma despedida, mas da reafirmação do alto grau de comprometimento que temos para conosco e para com a sociedade. 

Para concluir, gostaria de dizer que, hoje, os nossos alicerces não se encontram mais nas nuvens. Eles estão em nossas mãos, em nossas mentes e, principalmente, em nossos corações. Agora, chegamos realmente ao cume, mas ainda temos muito a caminhar. É sempre muito bom saber que um ciclo se encerra e outro se inicia. Assim é a vida, assim conquistamos novos espaços e continuamos a nossa jornada; levando sempre, em nossas mentes, os princípios aqui aprendidos e, em nossos corações, a marca incomparável da Unifor. Obrigada!"

´Projetos agregam causas sociais´
"A cada semestre, a Unifor cumpre um importante papel social: o de formar cidadãos atentos às questões do seu tempo, sem descuidar do espírito humanista tão imprescindível ao mundo de hoje. Numa época em que tanto se exige qualificação, não se pode esquecer do homem em sua plenitude. Cada um de nós assume a sua parcela de responsabilidade para, como profissionais, estabelecer e atingir as metas de sustentabilidade que só se consolidam se ele estiver voltado para a vida prática, e do dever que todos têm na construção de um País melhor.


Em discurso, o chanceler Airton Queiroz destacou que a Fundação Edson Queiroz e a Unifor abraçaram a luta contra a fome e contra a mortalidade infantil

O resultado do trabalho que se faz é evidenciado na avaliação feita recentemente pelo MEC, que atribuiu nota máxima aos cursos de Medicina, Comércio Exterior, Audiovisual e Novas Mídias e Engenharia Ambiental e Sanitária.

O ensino, pesquisa e extensão, aqui, estão fortemente articulados em projetos que agregam grandes causas sociais e ambientais.

Nessa direção, há três anos, a Fundação Edson Queiroz e a Unifor vêm abraçando a luta em prol da redução da fome em crianças e da mortalidade infantil por diarreia e desnutrição. Para isso, em colaboração com a Universidade da Califórnia e com a Universidade Federal do Ceará, desenvolve um projeto inédito no cenário brasileiro, através do qual estamos produzindo cabras leiteiras que possuem em seu leite duas proteínas humanas que poderão prevenir e tratar diarreias e anemia em crianças, além de esse leite servir como alimento.

Os anos vindouros também serão desafiadores, pois precisamos alcançar outras metas para a conclusão desse projeto.

Caros neograduados, o mundo é de vocês. A Universidade é de vocês. Façam as suas conquistas, plantem boas sementes, deem a sua contribuição para uma sociedade mais justa. Cultivem os seus sonhos, por mais que pareçam difíceis de realizar. São eles que nos motivam a seguir em frente. Caminhemos, pois, em busca dos nossos sonhos e sejamos felizes!

Obrigado".

Educação contínua e permanente
"Sinto-me muito honrada em representar o corpo docente do Curso de Medicina, que hoje está formando a sua primeira turma, bem como os demais docentes da Universidade de Fortaleza, com quem compartilho a nobre missão de educar.


A coordenadora do Curso de Medicina, Olívia Bessa, representou o corpo docente da Universidade
Há momentos para tudo nessa vida. E esse momento é de comemoração.

Comemoração pela trajetória que cada um de vocês empreendeu nos anos de formação profissional nessa universidade, pelos desafios e dificuldades vencidos, pelas certezas e incertezas do dia a dia, pelas conquistas e pelo sonho realizado.

É com imensa alegria que afirmo: vocês agora são profissionais. Profissionais com uma sólida formação técnico-científica, humanística e profissional, necessária para o atual mercado de trabalho e exigida pela sociedade contemporânea. Esse ciclo que agora se encerra é só o início do caminho.

Mais do que nunca, é importante reconhecer que a educação deve ser contínua e permanente e não se encerra na graduação.

A construção do conhecimento é uma tarefa cotidiana e não é uma mera conquista pessoal; precisa ser socializada, partilhada, numa perspectiva inclusiva e humana. O trabalho profissional deve ter um valor em si mesmo, um significado, um encantamento e deve inspirar a busca contínua pela excelência.

Que a profissão abraçada por vocês seja alicerçada no altruísmo, orientado para a necessidade em atender ao melhor interesse da sociedade; na responsabilidade social, dirigida à prática da solidariedade e do genuíno interesse pelo desenvolvimento comunitário; na busca pela excelência, com uma constante valorização pelo autoaprendizado, e pela permanente reflexão e autocrítica; na honra e integridade orientadas para o compromisso com o justo, o certo e o apropriado à sua prática, e pelo compromisso ético e respeito aos outros, com clara preocupação com os sentimentos, valores e pensamentos das pessoas.

Faço uma saudação a todos os docentes que dedicam o dia a dia ao desenvolvimento integral do estudante, formando profissionais capazes de mudar valores, consciências e hábitos e de compreender e transformar a realidade em que vivem.

Ainda, como saudação, uma referência especial aos pais e familiares, não apenas por mais este momento, mas por todo o empenho, dedicação e acompanhamento do processo educativo a que cada um de vocês foi submetido desde os primeiros anos de escolaridade.

Conclamo todos a continuarem nesta estreita sintonia pela construção de uma sociedade justa e inclusiva, o que só se logrará com o trabalho de profissionais tão diferenciados como vocês.

Parabéns e muito sucesso!" 


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág