janela descendo

sábado, 7 de julho de 2012

Profissionalização abrange 33 cidades

Fortaleza. Capacitar, especialmente, o homem do interior para outras atividades produtivas, não apenas como forma de fixação no meio rural, quanto de geração de renda. Para tanto, novas habilidades estarão sendo administradas no sentido de preparar mão-de-obra qualificada para diversos setores, destacando-se a construção civil, a hotelaria e informática.

Com isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), iniciam neste mês de julho ações de formação técnica profissional de 12 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, de um universo de 40 mil vagas previstas, que serão qualificadas este ano no Ceará.

Ontem, gestores e técnicos dos 33 Municípios contemplados participaram de encontro, em Fortaleza, para debater a operacionalização dos programas

A qualificação se dará por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Plano Brasil sem Miséria, e o do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas). Ontem, gestores e técnicos dos 33 municípios contemplados participaram de encontro, em Fortaleza, para debater a operacionalização dos programas em suas cidades. Inicialmente foram pactuados os Municípios com população superior a 50 mil habitantes. As capacitações atenderão à demanda do mercado de trabalho, especialmente nas atividades do setor de serviços que, segundo estudo do Dieese, comporta os profissionais que mais são prejudicados por falta de capacitação.

Os cursos de Formação Técnica Continuada irão contemplar jovens, a partir de 16 anos, até adultos com 59 anos de idade, e terão carga horária de 160 a 400 horas aula. São destinados para titulares e dependentes de programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família, definidos pelas cidades, nas áreas do comércio, indústria e serviços.

Qualificação
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, assinala que essa qualificação é fundamental para atender as atuais demandas, tanto por mais geração de renda, quanto para atender carências reais dos Municípios. Nesse caso, os cursos são distribuídos de acordo com as habilidades dos inscritos e pela necessidade de trabalhadores para segmentos voltados ao perfil demandado.

"Não adianta termos empregos se não há mão-de-obra qualificada. O Ceará atrai grandes eventos e negócios, como a Copa do Mundo e o Complexo Portuário do Pecém e há necessidade de atender esses mercados, especialmente na área de serviços e construção civil", disse.

As pessoas serão qualificadas pelas entidades que compõem o Sistema S (Senac, Senai e Sebrae) e pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE), nos respectivos municípios. Além da articulação com os municípios, a STDS fará o monitoramento dos cursos e acompanhará o cumprimento das metas, pactuadas com os gestores municipais e entidades de classe. O encontro de ontem reuniu cerca de 2 mil pessoas, que serão treinados em seus respectivos Municípios.

Mais informações:
STDS

Rua Soriano Albuquerque, 230 - Joaquim Távora - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-4601
http://www.stds.ce.gov.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág