janela descendo

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Partidos começam a programar convenção

A expectativa é que os eventos sejam meramente políticos e contem com a presença de lideranças nacionais
Embora grande parte dos partidos que pretendem disputar as eleições deste ano em Fortaleza ainda não tenham definido a data para realizarem as convenções por estarem ainda negociando possíveis alianças com outras siglas, alguns já começam a preparar a programação e as festividades para o dia em que deverão oficializar os nomes de seus candidatos a prefeito e vereador na Capital. A expectativa é de que os eventos sejam meramente políticos e contem com a presença de líderes nacionais.


O PSDB, que reuniu os seus pré-candidatos na última segunda, está visitando as comunidades para apresentar propostas durante sua convenção FOTO: ALEX COSTA

Durante a convenção do PSDB, prevista para o dia 30 de junho, o partido deverá lançar seus candidatos, além de apresentar parte do programa de governo que está sendo elaborado para Fortaleza. "Ainda não está tudo preparado. Mas quando lançarmos a candidatura, vamos apresentar parte do programa que estamos concebendo para o candidato do PSDB", afirma o presidente estadual tucano, Marcos Cals, pré-candidato pela sigla em Fortaleza.

Segundo ele, no momento, o foco do PSDB tem sido conversar com a população, através do programa Acelera 45, para acrescentar as propostas ao plano de governo que está sendo elaborado por uma equipe técnica. "Nesse momento, estamos com o lema inove e mude. Estamos fazendo um diagnóstico e reflexões sobre a cidade", acrescenta.

Conforme Marcos Cals, a executiva municipal, presidida por Pedro Fiúza, está encarregada de definir como ocorrerão as festividades da convenção, mas a programação ainda está sendo discutida. Segundo Marcos Cals, a ideia é deixar a convenção em Fortaleza para o final do prazo com o objetivo de que os municípios do Interior possam organizar seus eventos, contando com a presença dos dirigentes partidários.

Propostas
Já o PCdoB deve realizar a sua convenção no dia 24 ou 30 de junho, a depender de eventuais alianças com outros partidos. Conforme o presidente estadual da sigla, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, o PCdoB iniciou o processo de escolha dos delegados que deverão participar do evento.

"Em Fortaleza, temos 96 núcleos de base do partido, e cada base dessa escolhe delegados para a convenção, sendo escolhido um para cada grupo de 15 participantes", explica, acrescentando que, paralelamente à eleição desses delegados, estão sendo discutidos, em reuniões abertas, programas em cada área social para os bairros. As sugestões, aponta, serão levadas ao pré-candidato da sigla, no caso o senador Inácio Arruda.

Patinhas diz ainda que a convenção do PCdoB deve contar com 140 delegados e espera que seja feita conjuntamente com outros partidos, garantindo coligação na Capital. "A convenção é a festa final. No nosso caso, está sendo construída nessas reuniões". Conforme o dirigente, o evento deve contar com a presença de lideranças nacionais do PCdoB, e a sigla ainda prepara a programação para o evento. "As assembleias de base já estão se programando e fazendo a mobilização pro dia da convenção. Teremos caravanas de bairros e de outros partidos", informa.

Apoio

O PDT confirma sua convenção para lançar oficialmente a candidatura de Heitor Férrer em Fortaleza no dia 24 de maio, no Náutico. O presidente estadual da agremiação, André Figueiredo, afirma que o evento contará com lideranças nacionais do partido e ressalta que, até lá, o PDT ainda procura apoio de outras forças políticas na Capital.

"A convenção basicamente é um evento político. Hoje em dia não tem mais excesso de atração, que é vedado pela legislação eleitoral. Então, basicamente teremos a ratificação da candidatura, as falas das lideranças nacionais e os compromissos de campanha que assumiremos", explica André Figueiredo.

Segundo o dirigente, o PDT está trabalhando a construção de um plano de governo desde março, e as propostas deverão estar prontas no dia da convenção. "Basicamente a nossa preparação é essa. Estamos com uma estratégia montada que está sendo estruturada tanto no planejamento visual quanto no plano de governo", afirma.

Já o PT ainda não iniciou os preparativos para a convenção partidária. Isso deve ser discutido pelos petistas a partir da definição sobre a aliança na Capital

O calendário das eleições deste ano, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, determina que as convenções para escolha de candidatos e homologação de coligações devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho.


DN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág