janela descendo

domingo, 31 de outubro de 2010

CRAS SEDE DE PENTECOSTE NO SAPIPA INFORMATIVO


No último dia da 28ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, neste sábado, no Centro de Convenções, psiquiatras, psicólogos e estudantes de Medicina trouxeram para discussão a situação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Conforme o presidente da Sociedade Cearense de Psiquiatria (Socep), José Alves Gurgel, os desafios dos CAPS estão sendo avaliados de forma criteriosa no Estado. Em fevereiro deste ano, os profissionais da Socep se reuniram para fazer um diagnóstico do quadro de atendimento em nosso Estado.

O presidente da Sociedade sinaliza que o Ceará é um dos Estados brasileiros mais avançados em termos de implantação desses núcleos, tendo montado hoje 82 CAPS, distribuídos em todo o Estado, sendo cerca de14 só na Capital (seis gerais, três infantis e cinco para dependentes de álcool e drogas (AD).

Além de numerosos municípios sem CAPS, muitos ainda funcionam de forma precária, sem um psiquiatra. Médicos que atendem no Programa de Saúde da Família (PSF) são treinados para os atendimentos de problemas de saúde mental mais leves nos postos de saúde. "Não é o ideal, mas é um mal, por enquanto, necessário", pontua, destacando que estes devem ser supervisionados e orientados por um psiquiatra.

ABAIXO SEGUE A FICHA DO CAPS-PENTECOSTE:



O Caps de Pentecoste, localizado no Bairro Barreiros é tido como referencia no estado, contando com um grupo de profissionais de alto gabarito,e uma estrutura satisfatoria para os pesquisadores, o mesmo ficou entre os melhores do Ceará.


Postado por Régis Gato às 15:47 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág