Restaurantes com boa movimentação no feriado
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Economia - 23.04.2011
Feriado de Páscoa nos restaurantes tem maior frequência de cearenses. A estimativa é de que apenas 10% dos clientes são turistas. Locais mais movimentados são os da orla e estabelecimentos com pratos temáticos como o famoso bacalhau português
Restaurantes de Fortaleza apresentam movimentação até 20% maior no feriado (MARCUS CAMPOS)
No feriado de sexta-feira da Paixão os restaurantes da capital cearense tiveram como principal clientela os cearenses. Os turistas preferiram ficar nas praias das regiões próximas da capital.
De acordo com o metre Ângelo Lustosa, do tradicional restaurante Peixada do Meio, apenas 10% dos clientes são turistas. Mas o caixa do estabelecimento faturou 20% a mais este ano.
Já o gerente do Marquinhos Delícias Cearenses, Carlos de Souza, diz que o movimento começou às 11 horas e até 14:30 ainda estava intenso. “O restaurante não comporta. Tem gente esperando mesa. Mas ano passado tivemos um movimento maior de turistas. Acho que é porque muitos vão para as praias e interior do Estado”, considera Souza.
Há 10 anos o advogado Sérgio Mota frequenta o restaurante e como no feriadão não viajou resolveu almoçar fora de casa. “Aqui tem um preço razoável e a comida é sempre muito boa”, comenta Mota. Para ele, a cidade está com movimento considerável no feriado mas os preços em geral estão “bem salgados”.
Apesar dos hotéis lotados na cidade, a frequência dos turistas nos restaurantes da orla é menor. Na estimativa no recepcionista Renne Albuquerque, do Hotel Samburá Praia (avenida Beira Mar), este ano houve aumento de reservas em 11% em relação ao ano passado.
“Ano passado não lotou e nesse não tem uma suíte vaga. Mas 85% dos turistas não ficam aqui na cidade, sempre passam o dia em uma praia distante e voltam só para dormir”, explica Albuquerque. Ele ainda observa que grande parte dos visitantes vem da região Centro-Oeste.
Pouco movimento
A cidade está vazia, pelo menos na visão da empresária Gabriela Vasconcelos, mas o restaurante que ela frequenta, João do Bacalhau (bairro Varjota), esteve lotado no feriado de sexta-feira da Paixão. Vasconcelos explica: “Todo ano aqui é assim, lota mesmo. É questão de tradição”, diz a empresária.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caucaia, Elizeu Santos, comenta sobre o preço do prato tradicional da época. “O custo benefício (do bacalhau) é muito bom.
O restaurante é grande, são três espaços, mas o proprietário do local (João do Bacalhau), João Carlos Gomes, garante que ainda é pequeno para servir os clientes. “Desde 10 horas (de ontem) que estamos trabalhando e o movimento não para”, conta Gomes.
Conforme informações do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Augusto Mesquita, cerca de 70% dos hotéis de Fortaleza estão lotados e a expectativa é de um acréscimo de 20% no faturamento dos restaurantes da cidade. Ele confirma que os turistas vão mais aos restaurantes no período da noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário