janela descendo

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Conheça o único animal imortal do planeta!!!



Parece maiss uma daquelas historias do 'acredite se quiser', mas não é, uma biologa italiana descobriu algo inusitado, uma agua-viva que não morre. Em geral, uma agua-viva não vive mais que seis meses. Mas uma delas, a Turritopsis dohnii, conseguiu se perpetuar - e, ainda, revolucionar os conceitos de vida e morte. Essas aguas-vivas tem a capacidade de rejuvenescer quantas vezes quiser as proprias células.
Entenda como Funciona esse processo, o corpo das aguas-vivas assume vários formatos durante a vida, larva, pólipo e medusa (quando adquirem sua aparência mais conhecida). Ao chegar á fase de medusa, ela esta pronta para se reproduzir - e morrer logo depois. Mas usando um mecanismo que a ciência ainda não sabe explicar, a Turritopsis consegue voltar do formato de medusa para o de larva. Suas células perdem as funções específicas e regridem um estagio primitivo. O animal começa a se desenvolver novamente, como se tivesse acabado de nascer. As células vão se diferenciando e assumindo funções especializadas (digestão, reproduçaõ etc.). O processo pode ser repetido indefinidamente, normalmente ocorre depois que esse animal se reproduz e também em momentos de crise, se ele esta ferido ou sem alimentos. Uma verdadeira mágica da evolução,  ou seja, ela é essencialmente imortal. Não pode morrer de causas naturais; sua unica possibilidade de deixar este mundo é ser comida por algum predador.
O animal, que já foi encontrado na Flórida, na Itália, na Espanha, no Panamá e até no Japão, se espalha pegando carona na água que os navios usam como lastro. Esses navi0s que viajam de um lado oa outro de planeta levam junto sem saber todo tipo de vida, o que causa infestações, e é o que pode acontecer com esse animal. Ninguém sabe o tamanho da população dessas aguas-vivas, e isso preocupa os ciencistas, pode ser uma invasão mundial sem precedentes.

Foto: Água-viva
Os especialistas temem que essa agua-viva possa infestar os mares e desequilibrar o ecossistema do planeta. Mas também acreditam que se decifrarem  os mecanismos de rejuvenescimento desse animal possa levar a uma cura para o cancer e quem sabe, possamos chegar a entender para podermos fazer o mesmo. É esperar pra ver, eu sinceramente não vejo qualquer vantagem em viver pra sempre nesse mundo como ele esta, também acredito que as coisas só tendem a piorar, porque a humanidade tem um extinto auto-destrutivo insaciável, então pra quê vou querer bancar o Highlander, pra ver chegarmos a um ponto em que vamos todos estar comendo bosta? (ou aguas-vivas, já que elas também não morrem).

Ácido retinóico, elastina, Q10, colágeno e outras substâncias de nomes complicados, todas são utilizadas com um único propósito: Atrasar o processo de envelhecimento. Agora, os cientistas acreditam estar no limiar de uma descoberta sem antecedentes na busca pela vida eterna.
Turritopsis nutricula é uma minúscula água-viva (apenas 5mm) dos mares do Caribe que pode guardar as chaves da juventude eterna pois, o desenvolvimento de suas células acontece de forma única, e permite reverter o envelhecimento, tornando a criatura biologicamente imortal.



Uma vez atingida a maturidade sexual, o rejuvenescimento é disparado quando a medusa acasala e, diferentemente de outras espécies que morrem após o acasalamento, a Turritopsis nutricula volta ao estado juvenil num ciclo que, aparentemente, se repete indefinidamente.
Como ela não morre naturalmente pela idade, a água-viva está se espalhando pelos oceanos do mundo inteiro, numa silenciosa invasão.
Cientistas de várias áreas estão comemorando a descoberta como mais um passo em direção à verdadeira fonte da juventude.

fonte : internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág