A partir de fevereiro, os produtos tomate e banana só poderão ser comercializados na CeasaMinas em caixas plásticas retornáveis, padronizadas e higienizadas
A CeasaMinas, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram a Resolução Conjunta N° 1164 - documento que traz as regras do funcionamento do Banco de Caixas. Com a sua publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, a CeasaMinas editou uma Resolução da Diretoria que definiu a data para as normas entrarem em vigor: 12 de fevereiro de 2012. Portanto, a partir de fevereiro, os produtos tomate e banana só poderão ser comercializados na CeasaMinas em caixas plásticas retornáveis, padronizadas e higienizadas. Há, também, a possibilidade de uso de embalagens de madeira ou de papelão, desde que elas sejam de primeiro uso. Os demais produtos serão incluídos no programa por meio de atos normativos da diretoria da CeasaMinas, em consenso com a Seapa e as entidades que representam os usuários. Dentre as vantagens da caixa de plástico são a redução das perdas, o aumento da qualidade dos produtos, a diminuição do custo de produção e o aumento da segurança alimentar. Apesar de o programa ser introduzido gradativamente, os demais produtores - além dos de tomate e banana - já podem aderir de forma voluntária. No MLP, produtores, comerciantes, compradores e demais usuários podem tirar todas as dúvidas sobre o programa. O presidente da CeasaMinas, João Alberto Paixão Lages, ressalta que o sucesso da iniciativa depende de uma mudança de cultura e, por isso, foi necessário ser flexível para conseguir a adesão dos usuários. "A estrutura do Banco de Caixas está pronta desde o início do ano, mas decidimos aplicar as regras de obrigatoriedade somente em 2012 para ter tempo de conversar com todos os atores envolvidos", conta. Essa foi a fórmula utilizada para a implantação do Banco de Caixas em três unidades da CeasaMinas no interior, onde os objetivos da implantação foram alcançados e todos os produtores do MLP já trabalham com as embalagens plásticas.
Como funciona?
Para se adequar ao Banco de Caixas, todos os usuários deverão comprar ou alugar as caixas plásticas padronizadas na quantidade necessária para sua atividade. No site da CeasaMinas, é possível encontrar a lista com as empresas homologadas para fornecer as caixas conforme o modelo aprovado. O Banco de Caixas funcionará com um sistema de logística reversa. Para isso, os compradores que chegarem à CeasaMinas deverão dispor de vale-caixas. No momento da compra, os cartões deverão ser repassados aos vendedores. Quando retornarem ao mercado, os compradores deixarão as caixas vazias no Banco para serem higienizadas e receberão os vale-caixas correspondentes ao número de embalagens depositadas. Os vendedores, por sua vez, trocarão os vales recebidos por outras caixas e pagarão pela higienização. Caixas plásticas cheias com tomate e banana só poderão entrar na portaria da CeasaMinas dentro dos padrões exigidos e mediante apresentação do certificado de higienização emitido pelo Banco de Caixas UAI, a unidade higienizadora autorizada pela CeasaMinas. Já as caixas vazias terão acesso ao entreposto de Contagem somente pela nova portaria da Avenida Sarandi. Os produtores e comerciantes que fizerem doações de produtos armazenados em embalagens plásticas padronizadas ao Prodal Banco de Alimentos ou a outras instituições deverão receber vale-caixas correspondentes à quantidade entregue.
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