A incontrolável onda de uma nova imprensa alastrou-se pelo Brasil nos últimos anos: o fenômeno da blogosfera progressista e das Redes Sociais. Irreverente e marcada pela rebeldia ante o poder outrora incontestável do império da mídia, essa onda adquiriu proporções inimagináveis, inaugurando uma nova era na convivência com a informação, democratizando-a de modo revolucionário para toda a sociedade. De tal modo que hoje é impossível falar-se de liberdade de imprensa sem inevitavelmente recorrer às suas peripécias na desconstrução dos mitos inventados pela grande mídia — a mídia do grande capital.
Sua expansão e aprofundamento desmontaram a outrora indiscutível armação que consistia na manipulação dos fatos, convertidos continuamente em versões que ganhavam ares de fato, à base da velha cantilena: uma mentira repetida muitas vezes tornava-se rigorosa e irrefutável verdade.
A trajetória da irrefreável e progressiva onda dos blogs e mídias digitais e sociais ganhou corpo de um modo tal que influiu com força e determinação nos processos eleitorais.
Essa energia culminou numa presença fulminante nas eleições de 2010, quando contribuiu de modo avassalador para a acachapante derrota amargada pelas forças conservadoras no Brasil.
Agora é o Ceará que se agita no rumo da sistematização de uma experiência acumulada e na busca de um salto de qualidade.
Com a expectativa de inúmeras novidades e acalorados debates, liberdade de imprensa, banda larga, mídias alternativas, blogs, twitter, facebook, orkut, sistema e mídias digitais, mídia convencional e outros temas integram-se aos debates.
O II WebFor estima receber mais de 1.000 inscrições, entre blogueiros, tuiteiros, usuários de redes sociais da internet e internautas interessados no debate sobre a democratização da comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário