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terça-feira, 22 de maio de 2012

Associação de mercadinhos aumenta vendas em até 8%

Em parceria com Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, comerciantes limoeirenses criaram suas próprias redes
Limoeiro do Norte A história de que a união faz a força é o que tem garantido a sobrevivência de pequenos grupos empresariais deste Município. Mercadinhos, mercantis, bodegas ou supermercados, não importa o tamanho ou a variedade do estabelecimento, esses pontos comerciais que vendem de arroz a lâmpada criaram associações para garantir competitividade frente às grandes redes de supermercados que chegam ao Interior.

Em grupos, os comerciantes conseguem melhores preços nas fábricas e redes de atacado, garantindo um menor preço ao consumidor, trabalho e a renda para famílias e crescimento das vendas de até 8%.

Três anos atrás, quando se anunciava a chegada de um grande supermercado na cidade, os limoeirenses vibraram com a possibilidade de comprar em um comércio que, de tão grande, vendesse as coisas mais baratas. Os comerciantes locais do setor mercantil, por sua vez, colocaram as mãos na cabeça, preocupados com a perda de clientela, tal como aconteceu em Aracati, quando quase metade dos estabelecimentos de venda de produtos alimentícios fechou com a chegada de um grande estabelecimento.

Em parceria com Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas, os comerciantes limoeirenses criaram suas próprias redes. Com 19 estabelecimentos, os associados da Limoforça conseguem junto aos comerciantes melhores preços para eles e o consumidor final. "A gente faz uma compra coletiva em grande volume e consegue um preço reduzido junto aos fornecedores", afirma Vicente Júnior, um dos membros da Associação Limoforça.

Crescimento
O grupo existe há dois anos e, desde então, embutiu aos comerciantes uma prática antes incomum: o controle das vendas associado à parceria na hora de comprar os estoques. Assim, além de verificarem um crescimento de 5% a 8% nas vendas, antes estagnadas, os comerciantes fazem mensalmente ofertas de produtos, oferecidos em um encarte publicitário divulgado até nas mídias sociais. As promoções são em um momento estratégico: próximo ao período dos recebimentos do pagamento de aposentados e pensionistas.

Já a Rede Amevale foi a primeira associação envolvendo os comerciantes do Município de Limoeiro do Norte. Também com capacitação do Sebrae e a parceria da CDL local, os comerciantes conseguiram melhorar as vendas e garantir um lugar ao sol na competitividade de produtos alimentícios. "Deu uma melhorada substancial, um crescimento como um todo. Esse crescimento se deve à troca de informações, o associativismo dos comerciantes nas compras, a melhoria estética das lojas, capacitação dos colaboradores e a capacitação junto aos parceiros", afirma Gildênio Rodrigues de Melo, do supermercado Nossa Família e associado Amevale.

Os comércios associados aos dois grupos tiveram melhoras até nas fachadas dos estabelecimentos. A distribuição dos produtos nas prateleiras também sofreu mudanças, especialmente sob o quesito organização. E até mesmo a informatização sofreu um crescimento de aproximadamente 30% nos estabelecimentos. No caso da rede Limoforça, houve um aumento de 30% no número de funcionários. Importante ressaltar que o associativismo dos mercantis de Limoeiro tem estimulado a adesão de comerciantes de Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas e Morada Nova para estas mesmas redes.

Além de terem promoções mensais em ofertas, as redes Limofora e Amevale promovem, sempre ao final do ano, uma grande campanha promocional. Vários prêmios são distribuídos aos clientes sorteados.

Os grupos contam com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas, que investe no sorteio de prêmios como estratégia de aquecimento nas vendas.

Mais informações:
Duas associações mobilizam os empresários de pequenos mercantis em Limoeiro do Norte
Rede Amevale: (88)3423.2754
Rede Limoforça: (88)3400.3888

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