janela descendo

terça-feira, 22 de maio de 2012

Partidos - Data das convenções ainda sem definição

A maioria dos partidos políticos dispostos a participar das eleições deste ano, em Fortaleza, ainda não definiu a data em que fará a convenção para a escolha dos seus candidatos. A indefinição deve-se aos acordos políticos ainda em andamento, mas a tendência é de que a maior parte aconteça nas duas últimas semanas do mês de junho.

O calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com amparo na Lei das Eleições, determina que as convenções para escolha de candidatos e homologação de coligações devem ser realizadas no período do dia 10 ao dia 30 de junho.

O PSOL marcou para o dia 26 de junho a data da sua convenção. É provável que na mesma data também realizem suas convenções o PCB e o PSTU, tendo em vista que estas três agremiações estão conversando com vistas a uma coligação em torno do nome de Renato Roseno (PSOL), que terá o seu nome lançado como pré-candidato no próximo dia 31.

O PCdoB também marcou para o dia 23 de junho a convenção para escolha oficial dos nomes dos seus candidatos a prefeito e vereador, bem como homologação de uma coligação com o PP. A direção do PCdoB admite a possibilidade de adiar para o dia 30. O partido trabalha com o nome do senador Inácio Arruda como candidato a prefeito e conversa com outras legendas para ampliar sua base de apoio.

O PDT marcou para o dia 24 de junho a convenção que vai escolher os candidatos do partido a vereador e aprovar o nome do deputado Heitor Férrer como candidato a prefeito. Já o PSDB está com a sua convenção marcada para o dia 30 de junho, informou o presidente estadual da Legenda, Marcos Cals, que é o nome que a legenda vem trabalhando como candidato à prefeitura da capital.

Indicativo
O PV tirou como indicativo para a realização da convenção a terceira semana de junho, informou o presidente da comissão municipal João da Cruz, lembrando que o partido terá chapa própria para vereador e no plano majoritário deve homologar uma coligação.

O PTC chegou a marcar sua convenção para o dia 10 no ginásio de esportes da Faculdade Marista. Essa data, no entanto, deverá ser alterada para a última semana de junho, informou o presidente da comissão provisória estadual, Stanley Leão.

O PT somente no dia dois de junho, durante o encontro municipal da agremiação, marcará a data da convenção. O PMDB também não definiu a data da convenção porque aguarda uma definição da aliança que mantém com o PSB e o PT. Na mesma situação, se encontram outras agremiações com perspectiva de se aliarem a essas legendas, como é o caso do PRB, disposto a se aliar ao PSB.

A coligação que está sendo articulada pelo PMN com o PHS, PRTB e o PSL ainda não definiu a data para a realização de uma convenção conjunta. O deputado Mário Hélio, presidente do PMN, informa que outras duas legendas estão em entendimento para integrarem essa aliança.


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág