janela descendo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pesquisa do PSB já pode ser publicada

A primeira pesquisa de opinião pública sobre as eleições deste ano para prefeito de Fortaleza foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 27 de abril. Para realizar o trabalho de consulta à população o Partido Socialista Brasileiro (PSB) contratou o Ibope por R$ 30.000,00.

Informações publicadas no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que a consulta seria feita do dia 27 de abril ao dia primeiro de maio, podendo os dados serem divulgados a partir do dia dois, mas até o fim da tarde de ontem não constava nenhum resultado. A consulta envolve vários aspectos, estratificando os eleitores por sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e nível econômico.

O questionário completo tem 20 páginas e várias situações e nomes são apresentados aos entrevistados. A primeira pergunta voltada diretamente para as eleições procura identificar o grau de interesse do eleitor pelo pleito e, em seguida, apresenta uma série de nomes, inclusive de pessoas que não poderão participar da disputa como é o caso da prefeita Luizianne Lins e do ex-governador Ciro Gomes.

Na pesquisa espontânea também são listados os nomes de: Artur Bruno, Marcos Cals, Elmano Feitas, Renato Roseno, Ferruccio Feitosa, Moroni Torgan, Inácio Arruda e Tasso Jereissati. Nesse quesito também são incluídas as seguintes opções: Ninguém/Branco/Nulo, Não Sabe, Não Respondeu.

Situações
Também são apresentados quesitos nos quais os nomes são apresentados. Um deles pergunta assim: "Se a eleição para Prefeito de Fortaleza fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a)sr(a) votaria"? Elmano Freitas, Heitor Férrer, Inácio Arruda, Marcos Cals, Renato Roseno, Moroni Torgan, Roberto Cláudio ou nenhum, branco ou nulo.

Dos pretensos candidatos do PT na pesquisa são indicados apenas os nomes de Elmano Freitas e do deputado Artur Bruno. Também são apresentados dois nomes do PSB, sendo eles Ferruccio Feitosa e Roberto Cláudio, presidente da Assembleia. Há cenários em que o candidato é apontado com o nome de quem o apoia, por exemplo, Elmano Freitas com o apoio da prefeita Luizianne Lins e, Ferruccio Feitosa com o apoio do governador Cid Gomes. A mesma situação é colocada substituindo Elmano Freitas por Artur Bruno e Ferruccio Feitosa por Roberto Claudio.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág