Em época politicamente correta, é importante saber o que você pode para que a relação profissional seja boa
As relações que você estabelece no ambiente de trabalho, por mais amigáveis que sejam, ainda são profissionais. Por isso, é importante saber o que você pode ou não dizer em seu emprego, especialmente em tempos politicamente corretos como os atuais.
Mas isso não significa que você precisa passar o dia vigiando tudo que vai dizer e muito menos que você deve ficar sem dizer nada. Confira uma lista com as 10 principais coisas que você nunca deve dizer no trabalho e fique tranquilo ao se comunicar com os colegas:
"Não trabalho por dinheiro"
Você pode amar a sua profissão, mas não minta. Você trabalha sim por dinheiro, porque precisa dele para viver. Fazendo isso você coloca as pessoas ao seu redor em uma posição teoricamente inferior. Mesmo que você não perceba, passa uma impressão de superioridade ou arrogância. O melhor que você pode fazer é esquecer a questão do dinheiro.
Vou conversar com o chefe
Na maioria das vezes isso soa como sinal de fraqueza. Você não precisa mandar nos seus colegas de trabalho, mas deve dar suas opiniões de forma segura. E, além do mais, ninguém quer parecer um fofoqueiro.
Humilhar alguém em público
Na verdade, não faça isso nem a sós. Mesmo que você esteja certo, humilhar alguém nunca é uma atitude correta. E, além disso, você nunca sabe quem pode estar ao redor. Uma dessas pessoas pode ser o seu chefe.
Não pode ser dito em público
O critério para decidir o que você vai dizer é o seguinte: você poderia dar essa informação publicamente? Não? Então não fale sobre ela, mesmo em particular. Se a informação não pode ser compartilhada com seus companheiros de equipe, evite tocar no assunto com uma ou duas pessoas. Esqueça os "segredinhos".
Que é o preferido do chefe
Você pode ser uma ótima pessoa e seu chefe pode gostar muito de você, mas isso não quer dizer que você seja o preferido e, menos ainda, que isso será útil para você no mundo dos negócios.
Confortável na tarefa
Se a tarefa não for discrimi-natória, ilegal ou perigosa, você está apenas reclamando. Ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas você precisa saber que não vai fazer só o que gosta no trabalho. Acostume-se e lide com a tarefa da melhor maneira que puder.
"Quando me aposentar..."
Bom, você só vai se aposentar daqui a alguns - ou muitos - anos. O que você vai fazer quando conseguir ainda está completamente fora de questão. O melhor que você pode fazer é focar nos seus objetivos até que você consiga se aposentar.
Fofocas
Nunca faça fofocas no trabalho, especialmente sobre romances que acontecem no escritório. Para começar, isso não vai contribuir em nada no seu rendimento nem no da equipe. E ainda vai deixá-lo com uma reputação ruim entre os funcionários. Ninguém confia em fofoqueiros.
Autoridade que não tem
Nunca diga que certas coisas estão sob a sua responsabilidade se elas não estão. Nem ofereça ajuda se você não terá como auxiliar seus colegas de trabalho. Isso irá acabar com a sua credibilidade e fazer com as pessoas pensem que você quer se aparecer.
Conviver com um erro
Todo mundo comete erros, faz parte do aprendizado. Mas precisa aprender com eles e, a partir disso, melhorar o seu desempenho profissional. Dizer que você não pode conviver com um erro é o mesmo que dizer que você não quer evoluir em sua carreira.
DN
As relações que você estabelece no ambiente de trabalho, por mais amigáveis que sejam, ainda são profissionais. Por isso, é importante saber o que você pode ou não dizer em seu emprego, especialmente em tempos politicamente corretos como os atuais.
Mas isso não significa que você precisa passar o dia vigiando tudo que vai dizer e muito menos que você deve ficar sem dizer nada. Confira uma lista com as 10 principais coisas que você nunca deve dizer no trabalho e fique tranquilo ao se comunicar com os colegas:
"Não trabalho por dinheiro"
Você pode amar a sua profissão, mas não minta. Você trabalha sim por dinheiro, porque precisa dele para viver. Fazendo isso você coloca as pessoas ao seu redor em uma posição teoricamente inferior. Mesmo que você não perceba, passa uma impressão de superioridade ou arrogância. O melhor que você pode fazer é esquecer a questão do dinheiro.
Vou conversar com o chefe
Na maioria das vezes isso soa como sinal de fraqueza. Você não precisa mandar nos seus colegas de trabalho, mas deve dar suas opiniões de forma segura. E, além do mais, ninguém quer parecer um fofoqueiro.
Humilhar alguém em público
Na verdade, não faça isso nem a sós. Mesmo que você esteja certo, humilhar alguém nunca é uma atitude correta. E, além disso, você nunca sabe quem pode estar ao redor. Uma dessas pessoas pode ser o seu chefe.
Não pode ser dito em público
O critério para decidir o que você vai dizer é o seguinte: você poderia dar essa informação publicamente? Não? Então não fale sobre ela, mesmo em particular. Se a informação não pode ser compartilhada com seus companheiros de equipe, evite tocar no assunto com uma ou duas pessoas. Esqueça os "segredinhos".
Que é o preferido do chefe
Você pode ser uma ótima pessoa e seu chefe pode gostar muito de você, mas isso não quer dizer que você seja o preferido e, menos ainda, que isso será útil para você no mundo dos negócios.
Confortável na tarefa
Se a tarefa não for discrimi-natória, ilegal ou perigosa, você está apenas reclamando. Ninguém é obrigado a gostar de tudo, mas você precisa saber que não vai fazer só o que gosta no trabalho. Acostume-se e lide com a tarefa da melhor maneira que puder.
"Quando me aposentar..."
Bom, você só vai se aposentar daqui a alguns - ou muitos - anos. O que você vai fazer quando conseguir ainda está completamente fora de questão. O melhor que você pode fazer é focar nos seus objetivos até que você consiga se aposentar.
Fofocas
Nunca faça fofocas no trabalho, especialmente sobre romances que acontecem no escritório. Para começar, isso não vai contribuir em nada no seu rendimento nem no da equipe. E ainda vai deixá-lo com uma reputação ruim entre os funcionários. Ninguém confia em fofoqueiros.
Autoridade que não tem
Nunca diga que certas coisas estão sob a sua responsabilidade se elas não estão. Nem ofereça ajuda se você não terá como auxiliar seus colegas de trabalho. Isso irá acabar com a sua credibilidade e fazer com as pessoas pensem que você quer se aparecer.
Conviver com um erro
Todo mundo comete erros, faz parte do aprendizado. Mas precisa aprender com eles e, a partir disso, melhorar o seu desempenho profissional. Dizer que você não pode conviver com um erro é o mesmo que dizer que você não quer evoluir em sua carreira.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário