janela descendo

quinta-feira, 12 de julho de 2012

TV DN realiza primeiro debate eleitoral na web

Hoje, os dez candidatos que pleiteiam o cargo de prefeito de Fortaleza debatem propostas para os próximos anos
Os dez candidatos à Prefeitura de Fortaleza confirmaram presença no primeiro debate eleitoral deste ano, que será realizado hoje, a partir das 9h, pela webtv do Diário do Nordeste, a TV DN. Trata-se do primeiro debate eleitoral em formato web realizado no Ceará e transmitido exclusivamente pela internet, em tempo real. Além de informarem suas propostas para o desenvolvimento de Fortaleza e de responderem indagações dos concorrentes, cada um dos candidatos deverá responder aos questionamentos de internautas.

Até a noite de ontem, o Diário do Nordeste havia recebido, através das redes sociais Twitter e Facebook, inúmeras sugestões de perguntas sobre os temas concernentes à administração municipal a serem feitas para os candidatos a prefeito da Capital. A comissão central eleitoral do jornal selecionou um certo número de questionamentos dos eleitores, que serão colocados em uma urna. As perguntas não são dirigidas especificamente a determinado candidato, mas cada postulante responderá uma indagação, a ser sorteada pelo mediador do debate.

Participação

Os internautas, porém, poderão interagir até mesmo durante a realização do primeiro debate eleitoral deste ano, que será transmitido exclusivamente através da página oficial da TV DN na internet (www.diariodonordeste.com.br/tvdn). A participação do eleitor deverá ocorrer através de comentários e questionamentos enviados pelo Facebook e pelo Twitter do Diário do Nordeste. Nesta última rede social, o internauta deverá usar a hashtag #debatediario.

Por volta das 8h de hoje, está prevista a chegada dos candidatos André Ramos (PPL), Elmano de Freitas (PT), Francisco Gonzaga (PSTU), Heitor Férrer (PDT) Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Moroni Torgan (DEM), Renato Roseno (PSOL), Roberto Cláudio (PSB) e Valdeci Cunha (PRTB) às dependências do Sistema Verdes Mares. Eles participarão de um café da manhã para que sejam repassadas as regras acordadas com seus assessores.

O debate terá duração de 118 minutos sem intervalos e será realizado no estúdio da TV Diário. Em quatro blocos, os candidatos deverão se apresentar ao eleitorado, responder questionamentos tanto dos concorrentes quanto da sociedade e fazer suas considerações finais. Os candidatos estarão dispostos nas bancadas por ordem alfabética e, no início do primeiro bloco, será feito um sorteio para determinar a ordem dos pronunciamentos ao longo de todo o debate.

Com duração de 23 minutos, o primeiro bloco é destinado ao sorteio e à apresentação pessoal de todos os candidatos. Cada postulante terá dois minutos para apresentar suas propostas centrais para a administração de Fortaleza nos próximos quatro anos. O segundo bloco, no qual os candidatos farão perguntas aos seus concorrentes, terá duração maior: de 51 minutos. O postulante que já tiver respondido uma indagação não deverá ser questionado novamente.

Questionamentos

No terceiro bloco, os dez candidatos a prefeito de Fortaleza responderão questionamentos dos internautas durante 33 minutos. As perguntas estão sendo sugeridas através da página oficial doDiário do Nordeste no Twitter e no Facebook, não sendo especificamente direcionada a nenhum postulante, mas tratando de temas referentes à administração municipal. Mesmo durante o debate, os internautas podem continuar enviando essas sugestões. As perguntas serão postas em uma urna e cada candidato responderá uma indagação dos eleitores.

O último bloco deverá ser o mais curto. Em 11 minutos os candidatos deverão fazer suas considerações finais e o mediador encerrará o debate. Mesmo após a transmissão ao vivo, o conteúdo será disponibilizado, na íntegra, em um prazo de até 24 horas, no endereço eletrônico da TV DN.

Ainda ontem, os dez candidatos a prefeito de Fortaleza enviaram à comissão central eleitoral doDiário do Nordeste os nomes dos dois assessores que deverá acompanhar cada um deles durante o debate. No início da noite de ontem, estava em fase de finalização a preparação do estúdio para receber os postulantes. Uma estrutura de segurança e organização foi montada para a realização do debate. 


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág