
Em primeiro lugar é bom esclarecer que isso tudo que vou sugerir é uma regra geral. Sempre lembrando que em cada canto do Brasil e do mundo há um tipo de feijão diferente.
E que esse feijão pode ser mais ou menos duro; de maior ou menor tamanho; enfim, de melhor ou pior qualidade. Dica prática, procure sempre informar-se sobre um feijão que dê bom caldo. Se o ingrediente for ruim não há cozinheiro que salve.
Vamos lá!
Cozinhando o Feijão
1. Pegue um pacote de 500 g de feijão – abra, espalhe tudo e escolha os que vão para a panela. Jogue fora aqueles grãos que não estiverem bons.
2. Pegue uma panela de pressão e encha 1 litro e meio de água. Coloque o feijão escolhido.

Salivou?
3. Tampe e ligue em fogo alto. A partir do momento que a danada começar a fazer o famoso: chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!, conte 30 minutos e desligue o fogo. Aguarde um tempo para a pressão sair. Não vai abrir logo a panela porque vai dar m…..
4. Na hora que você abrir a panela pegue um grão e tente amassar. Se conseguir com facilidade, está cozido. Se não, volte para cozinhar mais um pouco.
Pra ficar mais fácil agora ligue o fogo sem tampar a panela. Assim você tem como ir testando o ponto do feijão.
O Caldo
Bom, agora que o feijão já está cozido. É hora de temperar e engrossar o caldo.
1. Pique bem 1 cebola média.
2. Fatie 1 lingüiça calabresa e depois corte cada fatia em 4 pedaços.
3. Pegue outra panela, forre o fundo com azeite e leve para aquecer. Coloque a cebola e refogue mexendo por 1 minuto. Acrescente a lingüiça e continua mexendo por mais uns 2 minutos.
4. Aí é só virar isso tudo na panela de pressão que está com o feijão. Misturar e cozinhar mais um pouco em fogo baixo sem tampa, até engrossar o caldo. Uns 10 minutos mais ou menos.
5. Para salgar – assim que colocar o tempero na panela e mistuar, ponha 1 colher de sopa rasa de sal. Misture e prove. Se achar que precisa de mais um pouco de sal coloque, mas sempre de pouco em pouco. Porque sal você põe, mas não tira de jeito maneira.
Vai dar feijão pacas! Dá pra comer no dia e congelar o resto na quantidade de porções que desejar.
Veja o vídeo
Veja o vídeo
ESG
Nenhum comentário:
Postar um comentário