janela descendo

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cid Gomes tem primeira conversa com Luizianne

Clique para Ampliar
Segundo o governador, uma reunião deve ser marcada ainda em março para um diálogo objetivo com a prefeita
Após conversar "longamente" com a prefeita Luizianne Lins (PT) por telefone, o governador Cid Gomes (PSB) se reuniu, na tarde de ontem, com deputados federais, deputados estaduais e lideranças partidárias para tratar das estratégias do PSB visando as eleições no Ceará. Segundo ele, a conversa com Luizianne Lins foi "muito pessoal", mas ficou acertado que um encontro para tratar da sucessão em Fortaleza seria marcada após o dia 9 de março, quando o governador retornar da viagem que fará ao exterior.

Durante o encontro com lideranças de seu partido, Cid Gomes voltou a defender que o PSB deve se esforçar para manter a aliança com o PT na Capital. Por outro lado, alguns partidários, dentre os quais o ex-deputado Ciro Gomes, ponderaram sobre a necessidade de o partido começar a se preparar para uma eventual disputa, embora todos tenham afirmado aceitar que a última palavra sobre a manutenção da aliança deva ser de Cid.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o governador Cid Gomes disse não ter pressa para tratar de sucessão em Fortaleza, acrescentando que a decisão sobre o assunto só acontecerá de fato em junho. "Nada do que tiver antes será definitivo, até porque os partidos podem discutir isso até junho, e a gente não pode impor a nossa agenda aos outros partidos", declarou. Cid acrescentou ainda que a recomendação é de que as bases iniciem os trabalhos e os debates visando o pleito nos 184 municípios do Ceará.

Sobre os diálogos com o PT na Capital, o governador disse que, assim que retornar da viagem ao exterior, procurará a prefeita Luizianne para uma conversa mais objetiva. "Estarei viajando na segunda-feira e disse para ela que, no dia em que eu chegar, ligaria para que a gente se encontrasse e tivéssemos uma conversa mais objetiva. Eu devo voltar dia 9 ou dia 11, dependendo de uma programação em Paris", disse.

Candidatura

A reunião com as lideranças e os parlamentares do PSB marca o início das movimentações da legenda para o pleito deste ano. No encontro, basicamente três pontos principais entraram em discussão: o levantamento dos municípios em que a legenda deve lançar candidatura própria, a sucessão em Fortaleza e a arrecadação de fundos para realizar pesquisas e avaliar os quadros da agremiação no Estado.

Conforme explicou Cid, que é presidente estadual do PSB no Ceará, a direção nacional da legenda solicitou que fosse realizado um levantamento para informar em quantos municípios o PSB deverá ter candidato no Ceará. "O partido está preparando um seminário nacional com os candidatos", justificou, antes de informar que a agremiação deverá lançar 84 candidatos a prefeito no Ceará, reiterando que esse número pode chegar a 106.

Cid salientou que, no caso de Fortaleza, o PSB vai concentrar esforços para manter a aliança, mas acrescentou que o diretório municipal está preparando uma chapa de candidatos a vereador e fortalecendo eventuais nomes para uma possível disputa na Capital. Cid disse que o partido deverá realizar pesquisa nos maiores municípios do Ceará, incluindo Fortaleza, para avaliação dos nomes, pois, conforme defendeu, é fundamental para a legenda se posicionar afinada ao sentimento da população.
Recursos
"O ideal seria que a gente tivesse uma pesquisa em cada município, mas não sendo possível, vamos ter quantas a gente possa fazer. E aí é preciso que o partido tenha recursos", disse. Nesse sentido, o governador afirmou que uma das decisões tomadas no encontro é para realizar um jantar de adesão e que a oportunidade seja aproveitada para arrecadar fundos.

O ex-ministro Ciro Gomes ressaltou que o encontro com lideranças e parlamentares é o primeiro passo do PSB cearense no ano eleitoral. Ele disse estar dedicado 100% a construir as estratégias do partido para o pleito de outubro. "Evidentemente, a estratégia no Ceará não pode ser descuidada da ideia da aliança, porque nós temos parceiros. Queremos executar nossos legítimos interesses de prosperar o PSB nas eleições, mas sempre com muito cuidado e respeito aos nossos aliados todos", declarou, depois de defender que o PSB lance candidatura própria em Fortaleza.

"O partido aqui está na ponta dos cascos, está pronto para entrar na corrida. Há muito entusiasmo", considerou Ciro Gomes, argumentando que o PSB dispõe de quadros importantes na Capital. Ele citou como exemplo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, e o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa. Ciro ainda declarou que esses nomes seriam uma "novidade na política do Ceará".

Ciro Gomes disse que a expectativa do partido é de eleger, pelo menos, oito vereadores na Capital, mas ele acredita que serão eleitos dez parlamentares, o que daiaá ao PSB a maior bancada relativa na Câmara Municipal de Fortaleza. "Sem desmerecer ninguém, temos a melhor nominata de todos os partidos para vereador", alegou.

Além dos deputados estaduais e federais do PSB eleitos pelo Ceará, estiveram presentes na reunião com o governador Cid Gomes algumas lideranças da agremiação.

fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág