janela descendo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Salario Indireto - Como avaliar o pacote de benefícios de uma proposta de emprego


Salário fixo mensal não deve ser único item avaliado, dizem especialistas


Executivos conversando

Para especialistas, cursos subsidiados pela empresa podem ajudar no desenvolvimento da carreira do profissional


São Paulo – Diante de uma proposta de emprego, o salário é o quesito que você mais pondera dentro do pacote de remuneração? Se sim, atenção. De acordo com Márcia Almström, diretora da RH da Manpower Brasil, o mais importante é avaliar o pacote de benefícios como um ganho indireto na vida do profissional.

“A qualidade de vida pode estar nos benefícios, como ter flexibilidade no horário do expediente e a opção de trabalhar de home office”, explica Caio Infante, diretor de novos negócios e marketing da consultoria Fellipelli.
“As empresas buscam cada vez mais alternativas para atrair o profissional com benefícios diferenciados, como parcerias com academias, salões de beleza e até hotéis para viagens”, afirma Priscila Salgado, associate diretor e headhunter da Ortus.
Confira abaixo alguns benefícios e os pontos que os profissionais devem se ater:
Vale-refeição
Benefício que entra na lista até nos pacotes mais básicos é considerado indispensável para os especialistas. Entretanto é preciso considerar o valor dos estabelecimentos da região da empresa.
De acordo com Infante, como o valor não é negociável, é preciso saber se o valor oferecido será suficiente para arcar com as despesas das refeições.
Horário do expediente flexível
Para Priscila, ter a opção de trabalhar um dia da semana em casa é considerado um benefício atrelado à qualidade de vida. Ter horários flexíveis também é uma vantagem para profissionais que visam conciliar os horários das escolas dos filhos, por exemplo.
Assistência médica
A grande maioria dos pacotes também inclui a assistência médica. “Mas é preciso avaliar o padrão e quais serviços são oferecidos. Qual seria a cobertura mais adequada para você e sua família?”, diz Márcia.
Subsídio para cursos de aperfeiçoamento profissional
Oportunidades para desenvolvimento da carreira não devem ser desperdiçadas, por isso, para Priscila, o profissional deve considerar como poderá desenvolver habilidades técnicas na empresa.
“Existem parcerias estratégicas com universidades, escolas de idiomas, acesso a cursos de forma subsidiada em que o desconto é significativo”, explica Márcia.
Previdência privada
Para profissionais que gostariam de ter uma segurança financeira, esse benefício pode pesar a decisão. “É um dinheiro que não se ganha no curto prazo, mas sabe que poderá contar no futuro”, afirma Infante.
Parcerias com academias
“Pela própria condição de trabalho, que é mais desgastante, é uma qualidade de vida ter espaços voltados para a prática de exercícios físicos”, afirma Márcia.

fonte: Exame



Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág