janela descendo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Não dá pra ser amigo de todo mundo! Path: rede social exclusiva para os melhores



É comprovado cientificamente: ninguém pode ser verdadeiramente amigo de mais de 50 pessoas de uma só vez. Seu cérebro não pode gerenciar uma rede social maior do que 150 pessoas.
Agora, pense nos milhares de relacionamentos on-line que as pessoas tendem a gerir em sites como Twitter, Facebook e Orkut (a média de usuário do Facebook tem 130 amigos. Quem é aquela pessoa que escreveu no meu mural?).
E é justamente por isso que o americano Dave Morin, antigo funcionário do Facebook, criou uma rede social chamada “Path”, que limita seus usuários para 50 amigos ou menos.
O objetivo, segundo seu criador, é promover compartilhamento íntimo e inesquecível. Path é focado em amigos íntimos e familiares, e no desenvolvimento mais profundo de relacionamentos entre as 50 pessoas mais próximas da vida de alguém.
Sua configuração é familiar. Ele é basicamente um aplicativo de compartilhamento de fotos. Nas atualizações, você vai ver fotos de locais onde sua família e amigos foram recentemente, e textos curtos sobre o que estavam fazendo. Também, essa semana, o aplicativo lançou um novo recurso que coloca todas essas informações em pacotes com base em onde uma pessoa foi e quem já viu.
A natureza da conversa em Path é diferente da das outras redes sociais. Lá, você pode se queixar de estar doente ou falar sobre problemas no trabalho. Resumindo: você pode ser você mesmo, sem o constrangimento de ter que pensar no que falar pelo “problema” de que qualquer um (ou pessoas que não lhe conhecem muito bem) pode ver. Segundo Dave, “lá você está disposto a compartilhar emoções com as pessoas mais próximas a você”.
Nos EUA, Path tem centenas de milhares de usuários; não centenas de milhões, como é o caso do Facebook, mas já tem alguma fama nos círculos de tecnologia. E você, conhece ou já usou o aplicativo? Conte o que achou.

F: [CNN]

ESG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág