O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem uma boa notícia: seu tumor na laringe regrediu 75% graças à quimioterapia a que ele está se submetendo há quase dois meses.
Ontem, Lula foi submetido à uma bateria de exames que apontaram a regressão do tumor. Segundo os médicos, não será preciso fazer uma cirurgia. No entanto, em janeiro ele iniciará a radioterapia, que será feita de seis a sete semanas todos os dias.
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o médico Roberto Kalil afirmou que a notícia foi recebida com “alívio” pelo ex-presidente. “Após a notícia foi um alívio, tanto para ele como para a equipe”, disse. “A melhora acima do esperado até surpreendeu a equipe médica”, disse Artur Katz, que também compõe a equipe médica que cuida da saúde de Lula. Ele chegou às 7h31min ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi recebido pelo oncologista Paulo Hoff.
Diagnosticado com um tumor de laringe de agressividade média, no dia 29 de outubro, Lula tem permanecido em casa após as duas sessões de quimioterapia, a primeira iniciada dois dias depois da descoberta da doença, em 31 de outubro, e a segunda, no dia 21 de novembro.
O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas.
Na mesma semana, ele havia comemorado 66 anos. No dia 30 de novembro, a equipe médica que cuida do ex-presidente festejou o fato de sua voz ter melhorado desde que ele começou a quimioterapia, há quase um mês.
Após a série de exames de ontem, a equipe médica decidiu manter o cronograma inicial de tratamento contra o câncer. As sessões de radioterapia, definidas pela equipe médica como a parte curativa do tratamento, terão início em janeiro. O fim do tratamento está programado para o final de fevereiro. O oncologista Paulo Hoff informou que a recuperação de um câncer na laringe varia de paciente para paciente, mas a previsão é de que o ex-presidente retorne as suas atividades políticas em março de 2012.
Propaganda da PT
Na última quinta-feira, Lula voltou a aparecer no programa nacional de TV do PT conclamando as pessoas a se filiarem à legenda.
Lula e a presidente Dilma Rousseff são as estrelas da peça publicitária, que mostra ainda o presidente do partido, Rui Falcão, e os cinco governadores petistas.
A gravação foi feita em 11 de novembro, na casa do ex-presidente em São Bernardo do Campo, após ele ter recebido a primeira sessão de quimioterapia, mas ainda não tinha raspado o cabelo e a barba. (das agências de notícias)
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O câncer de laringe é um dos mais comuns que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área. O fumo é a principal causa de câncer na laringe, segundo os médicos.
Saiba mais
A regressão do tumor, segundo o oncologista Artur Katz, excedeu a expectativa da equipe médica. “O tratamento atingiu todos os objetivos que podíamos imaginar, e teve bastante sucesso”, afirmou o oncologista Paulo Hoff. O cirurgião de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski foi quem frisou que uma cirurgia está “totalmente descartada”.
O ex-presidente, foi submetido na tarde de ontem a uma tomografia, uma ressonância e uma laringoscopia, além de um PET-Scan para avaliar os efeitos dos ciclos de quimioterapia. O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, informou que durante a manhã o ex-presidente estava bastante apreensivo. Ele disse ainda que o terceiro e o último ciclo de quimioterapia, a que o ex-presidente será submetido, teria início ontem. A expectativa é que Lula deixe o hospital hoje à noite.
A laringoscopia a que Lula foi submetido ontem mostrou redução visual importante do tumor, informou o otorrinolaringologista Rubens de Brito. Quando foi descoberto, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro.
Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 66 anos de idade. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.
O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário