janela descendo

segunda-feira, 18 de junho de 2012

2º Pedala Fortaleza reúne 900 participantes

Fortalezense adota passeio ciclístico e reivindica sistema de ciclovias e ciclofaixas para toda a cidade

Foto - O trajeto incluiu áreas verdes, como os parques Rio Branco, Cocó e Adahil Barreto. O público era formado por adultos, crianças e adolescentes. Crédito Alex Costa

A ideia de pedalar está se firmando nos fortalezenses que, mesmo debaixo de chuva, encararam, na manhã de ontem, os 14,7 quilômetros de percurso da segunda edição do Pedala Fortaleza, que teve como tema o meio ambiente e cerca de 900 participantes, além da presença da prefeita Luizianne Lins.

A concentração do evento, largada e chegada foram no Parque Rio Branco, na Rua Capitão Gustavo, bairro Joaquim Távora. As pessoas também percorreram, em meio à chuva, as ruas do São João do Tauape, Dionísio Torres, Luciano Cavalcante e Aerolândia. Áreas verdes, como as dos parques Rio Branco, Cocó e Adahil Barreto, fizeram parte do trajeto.

Um público constituído de várias faixas etárias, representado por crianças, adolescentes, adultos e idosos, mostrou-se entusiasmado com a segunda edição do Pedala Fortaleza. Alguns participantes aproveitaram para reivindicar mais ciclovias e ciclofaixas da Prefeitura.

Antes de subir em sua bicicleta, Luizianne Lins conversou com a imprensa e falou da iniciativa do evento. "Já faz quase um ano que venho com um grupo de 30 amigos realizando passeios ciclísticos, uma vez por semana, à noite, e aproveitando para ver as obras da cidade. Inclusive, percorremos as áreas das seis regionais. Foi a partir daí que surgiu a ideia de proporcionar esse passeio para toda a população. E hoje, com a segunda edição, a primeira empolgou, vejo que o incentivo pegou mesmo", disse.

Ciclovias
A prefeita aproveitou para afirmar que finalizará sua gestão colocando Fortaleza como a capital do Nordeste com o maior número de ciclovias em termos de quilômetros de extensão. "São 100 quilômetros, isso é uma vitória importante. Agora, é estimular para que o fortalezense use mais a bicicleta", acrescentou Luizianne Lins.

O funcionário público João Eduardo Gonçalves, 47 anos, que integrou o passeio em uma bicicleta adaptada para que sua filha Alice Pontello Gonçalves, nove anos, o acompanhasse, elogiou o Pedala Fortaleza. Segundo ele, nem o transtorno da chuva arrefeceu o ânimo dos participantes do evento.

"Gostaria que a prefeita, que prestigiou o passeio, dotasse a cidade de um sistema de ciclovia interligado, a exemplo do que existe nas grandes cidades. Além do que, precisamos pedalar e, sem infraestrutura favorável, fica complicado", acrescentou Gonçalves.

O titular interino da Secretaria Executiva Regional V, Francisco Nazareno Félix de Lima, se disse já motivado para participar do próximo Pedala Fortaleza, que ocorrerá na área da Barra do Ceara. "É gratificante poder compartilhar esse ambiente em clima de família", acrescentou.

O presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (Funcet) e gerente executivo da Copa, Herbert Lima, afirmou que o fortalezense se envolveu com o passeio, que vai ficar no calendário da cidade. "Esse será um verdadeiro legado para a Copa do Mundo", ressaltou Herbert. Ele já anunciou que a terceira edição acontecerá no dia 15 de julho.


DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pág